one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Embaixador do Pnuma, Don Cheadle defende o fim do chumbo nas tintas

Criado em 27/04/15 09h07 e atualizado em 27/04/15 09h12
Por Leda Letra Fonte:Rádio ONU

O ator americano Don Cheadle, que é embaixador do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, está defendendo o fim da utilização do chumbo nas tintas.

Cheadle apoia a Aliança Global para Eliminação do Chumbo, uma iniciativa do Pnuma e da Organização Mundial da Saúde, OMS. A nova meta, anunciada recentemente, é eliminar o chumbo das tintas no mundo todo até 2020 e o ator será o rosto da campanha.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Embaixador do Pnuma, Don Cheadle defende o fim do chumbo nas tintas

Saúde

Ao Pnuma, Cheadle declarou que "o envenenamento por chumbo é uma grande preocupação ambiental e de saúde", principalmente para as crianças. Para o embaixador do Pnuma, é "chocante" que metade dos países do mundo ainda permita o uso de chumbo nas pinturas de casas, de escolas e de brinquedos.

Segundo o Pnuma, grandes níveis de aditivos de chumbo geram alto risco de envenenamento, principalmente para crianças e grávidas. Quando o produto é utilizado para pintar casas, escolas e parquinhos, as pessoas ficam diretamente expostas ao chumbo.

Impactos

Os impactos do envenenamento nas crianças são vários: redução do QI, dificuldades de aprendizado, hipertensão e até convulsões. A agência da ONU destaca que existem vários substitutos para as tintas com chumbo, mas seu uso continua permitido em vários países, como na decoração de casas e de brinquedos.

A aliança global está trabalhando para eliminar o chumbo das tintas e para evitar que esse produto continue sendo vendido. A Organização Mundial da Sapude acredita que por ano, a exposição de crianças a tintas com chumbo causa 600 mil casos de deficiência intelectual.

Juntos, Pnuma e OMS pedem a regulamentação e controle da fabricação, do comércio e principalmente, a eliminação do uso de chumbo nas tintas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário