one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Chefe da ONU pede ação global para reduzir perda de biodiversidade

Criado em 22/05/15 10h37 e atualizado em 22/05/15 10h46
Por Laura Gelbert Fonte:Rádio ONU

Em mensagem sobre o Dia Internacional da Diversidade Biológica, o secretário-geral da ONU pediu compromisso à ação global para reduzir o indíce de perda da biodiversidade, para as pessoas e o planeta.

A data é celebrada nesta sexta-feira, 22 de maio. Na nota, Ban Ki-moon afirmou que a variedade da vida na Terra é "essencial" para o bem-estar desta e de futuras gerações.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Chefe da ONU pede ação global para reduzir perda de biodiversidade

Ecossistemas

Segundo o chefe da ONU, proteger ecossistemas e garantir seu acesso a grupos pobres e vulneráveis são essenciais para erradicar a pobreza extrema e a fome.

Ele também mencionou os benefícios sociais e econômicos significativos gerados pela redução do desmatamento e da degradação da terra, entre outras ações.

As medidas também seriam formas de mitigar a mudança climática.

Desenvolvimento

Na nota, Ban menciona que qualquer estrutura de desenvolvimento sustentável deve fornecer condições que permitam a conservação e uso sustentável da biodiversidade.

Seria preciso oferecer também condições para  uma partilha mais equitativa dos benefícios e para reduzir as causas da perda de biodiversidade.

Os objetivos de desenvolvimento sustentável e a agenda de desenvolvimento pós-2015 mais ampla estão em negociações no momento, disse Ban. Para ele, estas fornecem uma oportunidade de divulgar a biodiversidade e promover uma mudança na forma como as economias e sociedades a pensam e usam.

Plano Estratégico

O Plano Estratégico para Biodiversidade 2011-2020 e as chamadas Metas de Aichi fornecem um modelo que os países-membros podem usar ao considerarem como implementar a agenda de desenvolvimento sustentável pós-2015.

Segundo Ban, alcançar as Metas de Aichi e abordar a questão da perda da biodiversidade de forma mais geral, contribuiria de forma significativa para a agenda de desenvolvimento pós-2015.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário