one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Floresta - Acre

Imagem:

Compartilhar:

Fórum na ONU busca integrar florestas à agenda de desenvolvimento pós-2015

Criado em 06/05/15 11h42 e atualizado em 06/05/15 11h49
Por Laura Gelbert Fonte:Rádio ONU

Segundo o diretor do secretariado do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas, a questão florestal está sendo incluida na agenda de desenvolvimento sustentável.

Em entrevista à Rádio ONU, Manoel Sobral Filho falou sobre alguns dos tópicos que serão abordados na 11ª sessão do encontro, que começou nesta segunda-feira.

Desenvolvimento Sustentável

"Nós temos dois objetivos básicos. Um, nós vamos rever e analisar o progresso realizado pelo fórum, de 2007 até agora, 2015. E vamos, os países-membros, obviamente, vão deliberar e decidir sobre o futuro do fórum. O mandato do fórum expira em 2015. Afortunadamente, essa decisão sobre o futuro do fórum coincide com o momento em que as Nações Unidas estão trabalhando na agenda pós-2015 de desenvolvimento. Então, nós vamos tentar integrar esses esforços e conseguir um fortalecimento do fórum e das ações em prol do manejo sustentável."

Creative Commons - CC BY 3.0 - Fórum na ONU busca integrar florestas à agenda de desenvolvimento pós-2015

O diretor afirmou ainda que o tema das florestas foi incluído em dois objetivos de desenvolvimento sustentável.

"Graças, em boa parte, ao trabalho do fórum e aos membros da CPF, que é uma associação de colaboração entre as entidades que trabalham com floresta, na agenda pós-2015, nós conseguimos trabalhar com os países-membros das Nações Unidas para incluir floresta em dois dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. Então, floresta está num plano bem elevado na proposta dos SDGs."

Acordo

Manoel Sobral Filho mencionou ainda que será revisto o acordo sobre florestas, que criou o fórum, e citou seus principais básicos.

"O básico é que ele tem que promover o manejo sustentável de todos os tipos de florestas do mundo. É o objetivo básico. E aí, ele tem uma série de ações que são recomendadas para que os países-membros realizem. Essas ações são ações de proteger as florestas, de promover o desenvolvimento sócio-econômico baseado em florestas, de promover ações de governança florestal, por exemplo, não permitir desmatamento ilegal, não permitir extração florestal ilegal e, ao mesmo tempo, promover ações que promovam realmente o desenvolvimento e o bem-estar das populações que dependam dessas florestas."

O diretor mencionou ainda que é esperada um declaração ministerial ao final do encontro.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário