one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Aquecimento global

Imagem:

Compartilhar:

Fórum sobre Clima quer mais ação para reduzir temperatura global

Criado em 02/05/15 14h40 e atualizado em 02/05/15 14h54
Por Edgard Júnior Fonte:Rádio ONU

O Fórum da Vulnerabilidade Climática, que reúne 20 países, a maioria das regiões Ásia-Pacífico e África, quer mais ação da comunidade internacional para controlar o aumento da temperatura global.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Aquecimento Global

O grupo pediu à Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas, Unfccc, que revise três relatórios independentes que citam os impactos negativos da mudança climática sobre os direitos humanos, sobre a produtividade no trabalho e também migração.

Limite

As negociações no encontro que aconteceu em Manila, nas Filipinas, giraram em torno da meta da redução das emissões de gases para limitar o aumento das temperaturas globais em até 2º C.

Os 20 países querem um acordo mais ambicioso e pedem que esse limite seja reduzido para 1,5º C.

Os relatórios concluem que se a resposta da comunidade internacional não for mais rigorosa, os direitos fundamentais da população mundial vão ficar seriamente comprometidos, os deslocamentos de pessoas vão aumentar e a as economias dos países tropicais vão perder bilhões de dólares.

Planos Rigorosos

Os especialistas explicam que o impacto na produtividade, por exemplo, será grande porque várias horas de trabalho serão perdidas por causa do calor extremo, principalmente no setor de agricultura que ainda concentra o maior número de trabalhadores.

O Fórum da Vulnerabilidade Climática quer também planos mais rigorosos para reduzir as emissões dos gases que causam o aquecimento do planeta.

O objetivo é fazer com que os 196 Estados-membros da Convenção da ONU sobre o Clima tenham a oportunidade de interagir com os especialistas e considerar a informação antes de tomarem a decisão sobre o limite de aumento da temperatura de 2º C. Isso vai acontecer na Conferência sobre o Clima, a COP 21, marcada para dezembro, em Paris.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário