one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Solução para mudança climática vital ao desenvolvimento sustentável

Criado em 23/08/15 15h35 e atualizado em 23/08/15 15h45
Por Laura Gelbert Fonte:Rádio ONU

O secretário-geral assistente da ONU para Mudança Climática afirmou que abordar a questão é essencial o sucesso dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, SDGs.

Creative Commons - CC BY 3.0 - "Solução para mudança climática vital ao desenvolvimento sustentável"

Para Janos Pasztor, ter chegado a um acordo sobre os SDGs dá aos governos um impulso positivo .

Impactos e Soluções

Em entrevista à Rádio ONU, o especialista falou sobre suas viagens, inclusive ao Ártico, com o secretário-geral, Ban Ki-moon.

Lá, segundo Pasztor, "já está sendo medido um aquecimento de 2 graus, o que é o dobro da média global".

O secretário-geral assistente afirmou que "o impacto é visto em todos os lugares" e citou "geleiras desaparecendo" e "ecossistemas mudando".

No entanto, ele afirmou que em suas viagens também viu "muitas soluções incríveis, especialmente no que diz respeito à energia renovável".

Conferência em Paris

Na entrevista, Janos Pasztor falou sobre a expectativa da assinatura de um "bom acordo" na Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, conhecida como COP 21, em dezembro, em Paris.

No entanto, ele afirmou que o acordo deve ser de longo prazo para que tenha um "sinal claro" da direção de um desenvolvimento de baixo carbono.

O representante disse ainda que o texto deve ter uma "dimensão de solidariedade" com aqueles mais vulneráveis e que precisam de apoio financeiro e tecnológico.

Segundo Janos Pasztor, o acordo também deve ser verossímil, credível e levar o mundo a um caminho de aquecimento médio de menos de dois graus, o que seria "o teste final de todo pacote que vai sair de Paris".

Na entrevista, o secretário-geral assistente declarou ainda que "todos têm um papel a desempenhar" e "podem fazer alguma coisa".

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário