one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Agência Brasília/ Flickr

Compartilhar:

Aplicativo vai ajudar a identificar madeira de origem legal

Criado em 27/11/15 10h02 e atualizado em 27/11/15 10h17
Por Ariane Póvoa Fonte:Radioagência Nacional

Um aplicativo lançado esta semana pelo Instituto BVRio, organização sem fins lucrativos, promete facilitar a verificação da legalidade da madeira brasileira. A ideia, segundo os idealizadores do projeto, é promover mecanismos de mercado que favoreçam o cumprimento de leis ambientais para evitar a compra de madeira de origem ilegal.

O presidente do instituto, Pedro Moura Costa, afirma que muitos mercados estrangeiros estão se fechando para a madeira amazônica, devido a diversos casos de ilegalidade florestal constatados no Brasil. Segundo ele, o aplicativo BVRio Madeira Legal é uma forma de ajudar a reverter esse cenário. Pedro Moura explica como funciona o sistema.

“O sistema utiliza banco de dados oficiais. Ele começa com a documentação oficial relevante a cada lote de madeira e cruza essa informação com imagens de satélites processadas, tanto pelo governo quando por organizações não governamentais. Então, através do cruzamento desses dados, a gente consegue identificar aqueles manejos florestais que estão envolvidos em irregularidades e aqueles que estão com ficha limpa”.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Aplicativo vai ajudar a identificar madeira de origem legal

O gerente de Monitoramento e Auditoria Florestal do Sistema Florestal Brasileiro (SFB), José Humberto Chaves, reconhece a praticidade do sistema criado pelo iBVRio, mas destaca que o aplicativo não tem a capacidade de reconhecer fraudes que possam surgir dentro dos sistemas federais.

“Toda e qualquer iniciativa que busca conferir uma maior transparência é bem vista pelo Serviço Florestal brasileiro e pelo Ministério do Meio Ambiente. No entanto, se uma guia de transporte for emitida a partir de um crédito falso, isso, de forma alguma, o aplicativo vai conseguir identificar. Então a gente precisa buscar meios de garantir o fortalecimento da gestão florestal como um todo”.

Segundo José Humberto Chaves é preciso impedir que informações fraudulentas contaminem os sistemas dos órgãos ambientais e, consequentemente, iniciativas como a do iBVRio. Chaves informou que o SFB realiza diversas ações para combater a exploração ilegal de madeira e também deve lançar um aplicativo que vai permitir ao usuário rastrear a madeira de concessão.

“O aplicativo do Serviço Florestal vai ser utilizado para consultar a rastreabilidade da madeira da concessão, ou seja, o usuário que estiver adquirindo uma madeira proveniente de uma concessão federal, ele vai conseguir visualizar todo o caminho percorrido, desde de a área que é objeto da exploração, passando pela serraria que processou a madeira até chegar no seu destino final”.

A previsão para lançamento do aplicativo do Sistema Florestal Brasileiro é no primeiro trimestre do próximo ano.

A plataforma do Instituto BVRio está disponível gratuitamente no site: madeira.bvrio.org e nas lojas virtuais para aplicativos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário