one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Caixa-preta é aberta no Cenipa

Imagem:

Compartilhar:

Caixa-Preta não gravou conversa de voo que matou Eduardo Campos

Criado em 15/08/14 13h10 e atualizado em 15/08/14 14h11
Por Portal EBC

Não há registros de aúdio no gravador de voz do CesSna 560XL, que caiu em Santos causando a morte de sete pessoas, entre elas o candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos. A Força Aérea Brasileria (FAB) informou por meio de nota que as duas horas de áudio obtidas na caixa-preta do jatinho não correspondem ao voo realizado no dia 13 de agosto.

Leia também:

Bombeiros encontram mais fragmentos de corpos no local do acidente em Santos

Defesa Civil libera 11 dos 13 imóveis interditados em Santos

Entenda o que pode ter provocado o acidente aéreo que matou Eduardo Campos

Saiba como funciona lei do sigilo em investigações de acidentes aéreos

A analise foi feita por quatro técnicos do Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (Labdata) do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). De acordo com a FAB, os dados obtidos no gravador de voz representam apenas um dos elementos levados em consideração durante o processo de investigação, não sendo imprescindíveis para a identificação dos possíveis fatores contribuintes".

 

Confira a nota:

Os dados do gravador de voz (Cockpit Voice Recorder - CVR) da aeronave PR-AFA, que se acidentou no dia 13 de agosto, já foram extraídos e analisados por quatro técnicos do Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (Labdata) do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

As duas horas de áudio, capacidade máxima de gravação do equipamento, obtidas e validadas pelos técnicos certificados, não correspondem ao voo realizado no dia 13 de agosto. Não é possível, até o momento, determinar a data dos diálogos registrados no CVR, tendo em vista que esse tipo de equipamento não registra essa informação. As razões pelas quais o áudio obtido não corresponde ao voo serão apuradas durante o processo de investigação.

É importante ressaltar que os dados obtidos no gravador de voz representam apenas um dos elementos levados em consideração durante o processo de investigação, não sendo imprescindíveis para a identificação dos possíveis fatores contribuintes.

Brasília, 15 de agosto de 2014.
Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário