one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O general Carlos Alberto dos Santos Cruz, de 60 anos, irá comandar a missão de paz no Congo

Imagem:

Compartilhar:

General brasileiro vai comandar missão de paz no Congo

Criado em 24/04/13 17h42 e atualizado em 24/04/13 18h09
Por Renata Giraldi Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

O general Carlos Alberto dos Santos Cruz
O general Carlos Alberto dos Santos Cruz, de 60 anos, irá comandar a missão de paz no Congo (Foto: Logan Abassi/ONU)

Brasília – A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o general de divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz, de 60 anos, para comandar a missão de paz no Congo. Santos Cruz, que vai coordenar cerca de 20 mil militares de 20 países, será o único brasileiro da tropa que atuará no país africano.

Para o ministro da Defesa, Celso Amorim, a escolha do general brasileiro para comandar a missão é uma demonstração do prestígio e respeito conquistados pelo país no cenário internacional.

“Em 44 anos de Exército, deu para aprender alguma coisa”, brincou o general, em conversa com a Agência Brasil. “Sem dúvida alguma, será uma missão desafiadora. É um desafio fantástico buscar a paz em um país que tem a dimensão da Europa Central e conflitos enraizados desde sua origem”, ressaltou Santos Cruz.

O desafio do general é tentar a paz em um país cujos conflitos tem cerca de dez anos. Desde a segunda Guerra do Congo (1998-2003), que envolveu várias nações africanas, o país vive em clima de instabilidade e fragilidade. Durante a guerra, mais de 5 milhões de pessoas morreram.

Santos Cruz levará para o Congo a experiência de ter comandado a missão de paz no Haiti (Minustah) durante dois anos e sete meses (2006-2009). Na ocasião, ele estava à frente de 12 mil homens. Na reserva há cinco meses, o general estava na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

“O convite foi formalizado hoje [24] pelas Nações Unidas”, disse o general. “Estamos acelerando essa primeira etapa, que é administrativa, para que, o mais breve possível, eu possa partir para a missão. A escolha de um brasileiro é o reconhecimento ao trabalho das Forças Armadas do Brasil”, destacou o general.

Para ele, não há como comparar missões de paz no Haiti e no Congo. “Há diferenças fundamentais, que vão desde o tamanho dos países e das populações até a natureza dos conflitos. Tudo isso deve ser considerado para uma operação, sem contar que o Haiti está bem próximo de nós”, disse o militar.

O fato de ser o único brasileiro comandando homens de 20 nacionalidades distintas não assusta o general. “Não vejo dificuldade alguma nisso. A cultura militar segue os mesmos princípios no mundo: a base é a hierarquia e o respeito. Esses aspectos favorecem o contato e o trabalho.”

Com 3,9 milhões de habitantes e ainda com um passado recente da colonização francesa, o Congo enfrenta conflitos étnicos, políticos, econômicos e disputas por recursos naturais.


Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

A Agência Brasil está passando por picos de instabilidade e, por   isso, alguns serviços estão indisponíveis. Pedimos desculpas pelo transtorno

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário