one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Conselho de Comunicação Social esteve reunido nesta segunda-feira (01)

Imagem:

Compartilhar:

Conselho cria comissões para analisar legislação da EBC, Ancine e Anatel

Criado em 01/10/12 18h41 e atualizado em 01/10/12 19h10
Por Agência Senado

Conselho de Comunicação Social
O Conselho de Comunicação Social esteve reunido nesta segunda-feira (01) (José Cruz/Agência Senado)

Em reunião nesta segunda-feira (1º), o Conselho de Comunicação Social (CCS) do Congresso Nacional aprovou a criação de três comissões para analisar leis e regulamentos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A legislação a ser analisada deve ter relação com o trabalho do CCS, como é o caso do Seac (Serviço de Acesso Condicionado), que trata do serviço de TV por assinatura.

Os conselheiros Alexandre Jobim, José Catarino Nascimento e Fernando César Mesquita vão analisar a legislação da EBC. Walter Ceneviva, Luiz Antônio Gerace e Ronaldo Lemos ficaram com a Ancine. Já a parte da Anatel ficou com os conselheiros Roberto Franco, Celso Augusto Schröder e Miguel Angelo Cançado. Cada comissão terá até o último dia útil antes da próxima reunião, em novembro, para enviar os trabalhos aos conselheiros.

O presidente do conselho, Dom Orani João Tempesta, informou que as conclusões da análise de cada comissão serão debatidas no próximo encontro, que está previsto para o dia 5 de novembro, a partir das 11h30.

Triagem

O conselheiro Alexandre Jobim, representante das empresas de imprensa escrita, apresentou o resultado do levantamento de proposições em tramitação no Congresso Nacional relacionadas às áreas de atuação do CCS. Segundo o levantamento realizado por Jobim, são 176 proposições, como projetos de lei, proposta de emenda à Constituição (PECs) e ofícios, classificados por temas como propaganda, monopólio e mercado.

O diretor da Secretaria Especial de Comunicação do Senado (Secs) e vice-presidente do conselho, Fernando Cesar Mesquita, elogiou o trabalho de Alexandre Jobim e propôs a criação de um grupo de trabalho para analisar o relatório. Os conselheiros decidiram estudar a relação de proposições e votar a criação de um grupo de trabalho no próximo encontro.

– A intenção é de uma contribuição legítima. Não tem a pretensão de mostrar prioridade de assuntos – declarou Jobim.

O ex-ministro da Cultura Juca Ferreira ressaltou que o trabalho permite criar parâmetros para a atuação do conselho. Já para o conselheiro Roberto Franco, o ideal é que cada conselheiro se debruce sobre o relatório para identificar quais são os temas mais urgentes.

– No próximo encontro, vamos traçar uma agenda de trabalho – adiantou.

Adiamento

Os membros do colegiado decidiram adiar a discussão de uma proposta que altera o regimento do conselho, apresentada por Alexandre Jobim. Em sua opinião, o artigo 3º do regimento, da forma como está hoje, apresenta inconstitucionalidades, porque permite que outros órgãos, além do próprio Congresso, acionem o conselho. Mas o relator da proposta, Miguel Angelo Cançado, discordou. Ele lembrou que o regimento foi aprovado pela Mesa do Congresso.

Para Juca Ferreira, a natureza da comissão é política e, se as mudanças ocorrerem, o CCS pode se transformar em uma assessoria.

– O conselho tem uma personalidade própria, inclusive porque é previsto na Constituição Federal – argumentou.

Apesar das polêmicas que motivaram o adiamento da discussão sobre o regimento, Fernando Cesar Mesquita classificou a reunião como produtiva e disse que o CCS está no caminho certo.

– É preciso dar respostas ao que a sociedade exige. O conselho veio pra fazer o que é devido, com seriedade e competência – afirmou.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário