one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Haitianos reivindicam visto humanitário em Brasileira (AC)

Imagem:

Compartilhar:

Entenda a imigração no Brasil no séc. XXI

Criado em 06/11/12 17h16 e atualizado em 06/11/12 17h57
Por Portal EBC Fonte:Textos de Vladimir Platonow e Renata Giraldi

Passaportes
Quase 1,5 milhão de estrangeiros vivem regularmente no Brasil. (Foto: Bernardo Medeiros)

O tema da redação do Enem deste ano, “O Movimento Imigratório para o Brasil no Século 21”, mostra uma realidade que os brasileiros começam a perceber no seu dia-a-dia, principalmente nas grandes cidades: está aumentando o número de imigrantes que chegam por aqui.

Haitianos e bolivianos, vindos da América Latina, espanhóis e franceses da Europa e norte-americanos, dos Estados Unidos, são alguns dos exemplos de cidadãos que nos últimos anos vêm tentando se manter no Brasil.

Brasil já tem 1,5 milhão de imigrantes regularizados
Haitianos ganham autorização para ficar no Brasil

De acordo com o Ministério da Justiça, em 2010 eram 961 mil estrangeiros vivendo regularmente no país, número que aumentou para 1,466 milhão no ano passado. Para completar, o número de brasileiros vivendo em outros países também diminuiu sensivelmente, de 4 milhões, em 2004, para 2 milhões, atualmente.

Segundo dados do Conselho Nacional de Imigração, ligado à pasta, em 2011 o Brasil concedeu 70.524 vistos de trabalho para estrangeiros. O número representa um aumento de 22% em relação a 2010. A maioria desses profissionais é do setor de petróleo e gás e da área de engenharia, segundo o presidente do conselho, Paulo Sérgio de Almeida.

Trabalhador estrangeiro que tem contrato de dois anos já pode pedir visto permanente
Burocracia afugenta mão de obra estrangeira especializada

A crise internacional, que atingiu principalmente os países da zona do euro, aumentou a procura de europeus pela América Latina e pelo Caribe. A conclusão está em um estudo da Organização Internacional de Migrações (OIM). O documento revela que 107 mil europeus deixaram o continente, no período de 2008 a 2009.

Segundo o relatório, a migração envolve inclusive as pessoas com dupla nacionalidade. A maioria dos europeus procura o Brasil, a Argentina, a Venezuela e o México. Os principais países de origem são a Espanha (47.701), Alemanha (20.926), Holanda (17.168) e Itália (15.701).

Crise provoca êxodo de europeus para América Latina; Brasil é um dos países mais procurados

O programa “Brasilianas.Org”, da TV Brasil, debateu como a criação de um ambiente de tolerância e democracia ajudou na construção de civilizações, como os Estados Unidos, e como a experiência brasileira se relaciona com isso. Assista ao programa!

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Para organizar o fluxo migratório, o governo federal enviou ao Congresso Nacional uma proposta de modernização do Estatuto do Estrangeiro, editado em 1980, que será ampliado para se tornar uma nova Lei de Migração.

O presidente do Conselho Nacional de Imigração, Paulo Sérgio de Almeida, disse que o objetivo do governo brasileiro é integrar da melhor forma possível os imigrantes, por meio da inclusão regular no mercado de trabalho e na garantia de acesso aos serviços básicos de saúde, educação e assistência social.

“Nós temos uma legislação ainda dos anos 80, que foi construída na época pré-democracia, focada na antiga doutrina de segurança nacional. Agora estamos construindo uma nova legislação, com foco nos interesses do Brasil moderno. Para que o imigrante, ao vir para cá, possa se desenvolver e contribuir para o nosso país. Os direitos humanos são o eixo central desta nova visão da política migratória brasileira”, explicou Paulo Sérgio.

SAIBA MAIS:

Empresas do Sul e Sudeste contratam maior parte de haitianos legalizados pela PF
Africanos são assassinados no Brasil por motivos racistas, segundo organizações de direitos humanos
Autoridades brasileiras e espanholas negociam possibilidade de mudar medidas de imigração
Ministérios explicam ações para atender haitianos ilegais no Acre

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário