one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Paraíso das Águas (MS) - Em Paraíso das Águas, elevado à condição de município em 2003, com cerca de 5 mil habitantes, vive sua primeira eleição para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e de nove vereadores

Imagem:

Compartilhar:

Cidades começam novo ano sem prefeito definido

Criado em 31/12/12 17h50 e atualizado em 31/12/12 18h29
Por Sueli de Freitas Fonte:Portal EBC

Eleições 2012
A eleição 2012 foi a primeira após a aprovação da Lei da Ficha Limpa (Alex Rodrigues/AgB)

Os prefeitos eleitos em outubro tomam posse nesta terça-feira, 1º de janeiro. Mas nem todas as cidades têm definição sobre o governante que exercerá o mandato pelos próximos quatro anos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em alguns municípios brasileiros, candidatos eleitos concorreram com o registro indeferido e, nesses casos, será necessária nova eleição.

É o caso, por exemplo, de sete cidades que já estão com nova eleição marcada. Em 3 de fevereiro será realizada a votação em  Gurapari, no Espírito Santo. Em 3 de março haverá nova eleição em Campo Erê, Criciúma, Tangará e Balneário Rincão, todas cidades de Santa Catarina; além de Bonito (MS) e Camamu (BA). Nessas localidades, o presidente da câmara dos vereadores assume a administração do município até a eleição do novo prefeito.

O secretário-geral da Presidência do TSE, juiz Carlos Henrique Perpétuo Braga, esclareceu que nos “municípios que eventualmente não seja o caso de diplomar o segundo colocado para assumir a prefeitura, o presidente da câmara assumirá até a realização de eleições suplementares”. Ele também afirmou que “nenhum município ficará acéfalo, nenhum município ficará sem prefeito, seja ele o eleito, seja ele o segundo colocado, seja ele o presidente da Câmara”. Henrique Perpétuo disse que os juízes eleitorais e os tribunais regionais estão preparados para dar posse “a quem a legislação permite”.

A eleição municipal foi realizada em 5.568 cidades. Além dos prefeitos, foram eleitos 57.424 vereadores, que serão empossados em data determinada pela Lei Orgânica de cada município. Essa foi a primeira eleição com a Lei da Ficha Limpa em vigor.

Com informações do Portal do TSE

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário