one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Deputado Henrique Eduardo Alves, novo presidente da Câmara, defendeu a autonomia do Legislativo

Imagem:

Compartilhar:

Câmara decide desmembrar duas comissões técnicas em quatro colegiados

Criado em 19/02/13 18h18 e atualizado em 19/02/13 18h36
Por Iolando Lourenço Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Henrique Eduardo Alves
Deputado Henrique Eduardo Alves, novo presidente da Câmara, desmembrou comissões na câmara (J. Batista/AgênciaCâmara)

Brasília - O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), em reunião com os líderes partidários decidiu desmembrar duas comissões técnicas em quatro comissões. De acordo com o líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), a Comissão de Seguridade Social e Família será desmembrada para criar as comissões de Saúde e a de Seguridade Social e Família e a de Turismo e Desporto dará lugar às comissões de Turismo e a de Desporto.

Para Sampaio, a criação das novas comissões é para dar mais relevância aos temas em virtude da dimensão de cada um deles. O líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), elogiou o desmembramento das comissões, principalmente com a criação da Comissão da Saúde. “Isto foi importante para que o segmento da saúde seja debatido em comissão própria. Vamos ter a oportunidade de mostrar a realidade caótica que vive o setor e a necessidade de implantarmos uma política proativa com resultados não só no orçamento mas também na parte de gestão”.

Os líderes também decidiram na reunião com Henrique Alves que a escolha das presidências das comissões pelos partidos políticos será feita no dia 27 de fevereiro e a eleição para os cargos de direção das comissões nos dias 5 e 6 de março. Com o desmembramento, a Câmara passará de 20 para 22 comissões técnicas.

A escolha das comissões pelas bancadas ou blocos partidários se dará obedecendo a regra da proporcionalidade das bancadas eleitas. O PT, que tem a maior bancada, terá direito à primeira escolha e já anunciou que ficará com a presidência da Comissão de Constituição e Justiça. O líder da bancada, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que seu partido vai reivindicar além da presidência da CCJ, as presidências das comissões de Relações Exteriores, Direitos Humanos e Saúde.

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário