one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

Imagem:

Compartilhar:

Renúncia do papa aumenta importância da Jornada da Juventude, diz ministro

Criado em 26/02/13 12h46 e atualizado em 26/02/13 13h26
Por Danilo Macedo Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Gilberto Carvalho
Para ministro da Secretaria-Geral da Presidência República, Gilberto Carvalho, Jornada Mundial da Juventude no Brasil tem importância realçada após renúncia do papa (Elza Fiúza/ABr)

Brasília - O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse hoje (26) que a renúncia do papa Bento XVI e a eleição de um novo pontífice realçam a importância da Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no Rio de Janeiro em julho. Segundo Carvalho, os três níveis de governo - federal, estadual e municipal - estão dedicados a promover um grande evento com logística adequada, digno do Brasil como maior país católico do mundo.

“Temos o entendimento de que os últimos acontecimentos, com a renúncia de Bento XVI e a esperada eleição de um novo, realçam ainda mais a importância da Jornada Mundial da Juventude e o papel que o governo brasileiro tem, e o povo brasileiro, no conjunto, de mais alta responsabilidade na preparação desse evento”, disse o ministro na abertura de reunião de monitoramento dos preparativos para o evento, no Palácio do Planalto.

Leia também:

'Pedro' é nome improvável do futuro Papa

Bento XVI demonstra interesse e conhecimento sobre o Brasil, diz embaixador brasileiro

Durante todo o dia de hoje, representantes dos três níveis de governo, além da Igreja Católica e das Forças Armadas, detalharão os caminhos que serão percorridos no Rio de Janeiro pelo futuro papa e pelos peregrinos - “pegando cada um dos detalhes que vamos levantar, estabelecer e precisar”, acrescentou Carvalho. O objetivo é dar a melhor estrutura logística ao evento, o maior que o país receberá até a Copa do Mundo de 2014. A última jornada, realizada em 2011 em Madri, na Espanha, reuniu cerca de 1,5 milhão de pessoas na missa papal.

O núncio apostólico no Brasil, Giovanni d'Aniello, disse que a jornada abre no Brasil uma janela para o mundo, e que os esforços que já foram feitos serão dobrados nestes últimos meses até a realização do evento. “A Jornada Mundial da Juventude é uma janela aberta sobre o Brasil e todo mundo vai olhar este país. Então, é importante que tudo ocorra como a gente deseja”.

O ministro acredita que os benefícios para o país, ao receber o evento, vão além da juventude, o que justifica tanto empenho do governo. “Naqueles dias o país será, sem dúvida, o centro das atenções em todo o mundo, do ponto de vista econômico, comercial, turístico e assim por diante”.

O ministro disse ainda que a autonomia da Igreja Católica em relação ao Estado e a característica do Estado laico brasileiro, em nada “tolhe” o entusiasmo, a dedicação e o esforço para que tudo seja feito da melhor forma possível.i

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário