one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Os novos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Henrique Eduardo Alves, durante sessão solene no Congresso para abertura dos trabalhos de 2013

Imagem:

Compartilhar:

Presidentes da Câmara e do Senado vão ao STF para discutir votação de vetos

Criado em 19/02/13 19h13 e atualizado em 19/02/13 19h41
Por Iolando Lourenço Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Abertura dos trabalhos no Congresso
Os presidentes do Senado, Renan Calheiros, à esquerda, e da Câmara, Henrique Eduardo Alves, querem mudança na liminar do STF (Fabio Pozzebom/Agência Brasil)

Brasília - Os presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deixaram há pouco o Congresso para reunião com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, para tratar da liminar que obriga o Congresso a analisar 3 mil vetos presidenciais em ordem cronológica. A votação do Orçamento da União deste ano está parada no Legislativo a espera de uma decisão da Corte.

A Advocacia-Geral da União (AGU) acionou o STF pedindo mudanças na decisão que trata da apreciação dos pelo Legislativo. Segundo a União, caso a votação tenha que ocorrer em ordem cronológica, conforme determinou o ministro Luiz Fux, os prejuízos aos cofres públicos podem chegar a mais de R$ 470 bilhões.

"Vamos conversar com o ministro Luiz Fux para que a gente tenha uma decisão do Supremo sobre a questão. Vamos pedir que o recurso seja analisado para que esta Casa tenha segurança jurídica para decidir em relação aos vetos e ao Orçamento", disse o presidente da Câmara.

Os presidentes da Câmara e do Senado anunciaram ontem (18) que o Congresso Nacional irá aguardar uma definição do Supremo sobre a preferência de votação dos vetos presidenciais para poder votar o Orçamento da União.

A votação do Orçamento deveria ter ocorrido no final do ano passado, antes do recesso parlamentar. Mas parlamentares do Rio entraram com ação no Supremo para impedir a apreciação do veto da presidenta Dilma Rousseff sobre o projeto que altera a distribuição dos royalties do petróleo. Com base nesse questionamento, o ministro Fux concedeu a liminar determinado que todos os vetos devem ser votados em ordem cronológica, sendo o dos royalties o último deles. A partir daí, surgiu o entendimento de que a pauta conjunta da Câmara e do Senado ficaria trancada até que os vetos sejam apreciados.

Posteriormente, o ministro esclareceu que a sua decisão vale apenas para a votação de vetos e não impediria a apreciação do Orçamento. Mas parlamentares da oposição e alguns da base aliada alegam que a Constituição prevê que após 30 dias, se os vetos não forem apreciados, eles passam a trancar a pauta do Congresso. É sobre este impasse que se aguarda agora a decisão do Supremo.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário