one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Eleitora vota em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país.

Imagem:

Compartilhar:

Eleitores de Criciúma vão às urnas escolher novo prefeito

Criado em 03/03/13 08h16 e atualizado em 03/03/13 09h24
Por Manuela Castro Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

São Paulo eleições 11
Nove municípios brasileiros vão participar das eleições (Marcelo Camargo / ABr)

Criciúma (SC) - Cerca de 140 mil eleitores do município de Criciúma, em Santa Catarina, voltam às urnas hoje (3) para escolher o novo prefeito. O quinto maior colégio eleitoral do estado terá seis candidatos na disputa: Fábio André Brezola (PT), Américo Ricardo Cardoso de Faria (DEM), Ronaldo José Benedet (PMDB), Cintia dos Santos (PSTU), Márcio Burigo (PP) e Rodrigo Maciel (PCB).

A Justiça Eleitoral convocou o pleito porque, em novembro do ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou a candidatura de Clésio Salvaro, do PSDB, que estava concorrendo à reeleição. Ele obteve mais de 76% dos votos no primeiro turno da disputa em 2012, mas não pôde assumir porque foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa. O TSE decidiu que Salvaro está inelegível até 2016 porque foi condenado, em 2008, por abuso de poder econômico e dos meios de comunicação.

Em mais oito municípios brasileiros, os eleitores também vão escolher prefeitos neste domingo. Além disso, no dia 7 de abril, pelo menos 14 cidades realizam o pleito. Ainda há a possibilidade de que novas eleições sejam marcadas em outros municípios no decorrer do ano, porque alguns prefeitos assumiram o cargo por meio de liminares, que ainda estão em análise da Justiça.

A eleição do ano passado foi a primeira feita com base na Lei da Ficha Limpa. Criada por iniciativa popular, a norma barra a candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada. A lei também impede a posse dos que renunciaram ao mandato quando já havia pedido de abertura de processo.

Para agilizar a apuração dos votos em Criciúma, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina vai experimentar um novo processo. O projeto Apuração Ágil permite que os votos registrados nas urnas eletrônicas sejam transmitidos ao TRE pelo celular.

A memória da urna, semelhante a um pendrive, é conectada a um celular que contém uma aplicação desenvolvida pelo próprio tribunal. Os dados são reunidos em um arquivo e transmitidos por meio da rede de internet móvel, diretamente para o servidor do TRE.

O tribunal garante que o envio dos dados será feito por um canal seguro, criptografado e protegido. Ainda não há previsão do horário de término da apuração.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário