one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Senador Jorge Viana diz que governo do Acre gastou quase R$ 2 milhões para acolher imigrantes haitianos no estado

Imagem:

Compartilhar:

Apesar de não concordar, Viana considera naturais críticas de dom Tomás sobre emendas à Constituição

Criado em 24/04/13 20h11 e atualizado em 24/04/13 20h45
Por Carolina Gonçalves Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Brasília – O senador Jorge Viana (PT-AC), primeiro vice-presidente da Mesa do Senado Federal, disse hoje (24) que vê com naturalidade a crítica feita pelo o bispo emérito de Goiás, dom Tomás Balduíno, sobre emendas aprovadas pelo Congresso Nacional que, segundo o religioso, não interessam aos pobres e desfiguram a Constituição. De acordo com o bispo, a lei maior do país vem sendo “desfigurada” para atender a interesses que nada tem que ver com a parcela da população mais pobre.

“Nossa Constituição Federal já não pode mais ser chamada de Constituição Cidadã, pois é vítima das emendas que atendem a interesses que não são os da [parcela da] sociedade mais carente, aquela que mais necessita do apoio do Estado. É uma Constituição que, hoje, está a favor do grande negócio, do capital internacional, das commodities”, disse o bispo à Agência Brasil.

Apesar de aceitar com naturalidade a crítica de dom Tomás, Viana ressaltou que não concorda com a posição do líder religioso. Segundo o senador, é preciso aceitar bem as críticas e cobranças, mas, por outro lado, é preciso reconhecer que a agenda de votações no Congresso contemplam os interesses de grande parte da população brasileira.

“Sou um defensor intransigente de que a agenda do Congresso se reencontra com a agenda do interesse e da opinião pública. Agora mesmo, estamos discutindo uma lei que incorpora 6 milhões de trabalhadoras e trabalhadores, que são empregados domésticos, para citar uma lei mais recente”, disse.

Viana destacou ainda as medidas provisórias que incluíram socialmente milhões de brasileiros e as matérias que garantiram a redução do preço de energia elétrica e da desoneração da cesta básica. “São matérias que vêm do Executivo e que são votadas aqui, e sei que são temas da agenda que o bispo defende. Vejo com naturalidade a crítica, mas não acho que o Senado está trabalhando em uma pauta exclusiva para o grande empresariado”, declarou.

Militante histórico de causas sociais, dom Tomás Balduíno, criticou as emendas que, segundo ele, não interessam aos pobres, ao comentar o aumento do número de assassinatos e de tentativas de assassinatos registrados no campo durante o ano passado. Segundo o Relatório da Violência no Campo 2012, divulgado ontem (23), pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), a quantidade de assassinatos cresceu 24% ao longo de um ano, passando de 29 casos registrados em 2011 para 36 ocorrências em 2012.

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário