one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Produtores rurais do Acre

Imagem:

Compartilhar:

Dilma diz que distribuição de milho no Semiárido enfrenta gargalo logístico

Criado em 02/04/13 14h30 e atualizado em 02/04/13 14h45
Por Danilo Macedo Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Safra de milho
A presidenta disse que a distribuição de milho para os pecuaristas alimentarem sua criação é a que mais precisa de aprimoramentos.(Agência de Notícias do Acre/Creative Commons)

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (2), em Fortaleza, que o governo disponibilizará, nos meses de abril e maio, 340 mil toneladas de milho, com preço subsidiado de R$ 18 por saca de 60 quilos, a produtores do Semiárido atingidos pela maior estiagem da região nos últimos 50 anos. A presidenta ressaltou, no entanto, que a venda de milho, usada para alimentar a criação de animais, é “um dos problemas mais graves”, por enfrentar um gargalo logístico.

“Primeiro porque talvez essa seja a ação mais nova no Brasil no que se refere à questão da seca. Nunca, nessa dimensão, nada igual foi feito. Então temos de saber que há um problema logístico. Não é possível a gente supor que concorrendo com a safra de grãos que escoa nesse período, nós tenhamos condições de escoar todo esse milho por meio rodoviário. Nós sabemos que aí há um gargalo”, disse a presidenta durante a 17ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Dilma pediu ajuda aos governadores para resolver a questão e disse que o governo estuda opções de transporte por via fluvial e marítima e está fazendo levantamento da capacidade de estocagem dos portos públicos e privados da região.

A presidenta disse que a distribuição de milho para os pecuaristas alimentarem sua criação é a que mais precisa de aprimoramentos, tanto na quantidade quanto na armazenagem, para que haja segurança de abastecimento sem interrupção. Segundo ela, o problema atual torna evidente a necessidade de um sistema de armazenagem e produção de silagem no Nordeste.

Além disso, Dilma ressaltou que a armazenagem precisa ser feita na entressafra, pois o frete e o milho costumam ter preços menores, e destacou a importância do uso das universidades estaduais, dos centros de pesquisa e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para desenvolver alternativas de produção de forragem, de feno e de outras produções nativas que possam servir de alimento para o gado nas próximas estiagens. Segundo ela, essas questões terão um item específico nos planos safra da agricultura familiar e do agronegócio, que devem ser lançados até junho.

A presidenta também anunciou medidas para amenizar os efeitos da seca no Semiárido, incluindo a renegociação da dívida dos agropecuaristas que contrataram crédito rural e tiveram sua produção afetada. Eles terão suas parcelas da dívida, com vencimento entre 2012 e 2014, prorrogadas por dez anos, com o primeiro pagamento em 2015, no caso de agricultor empresarial, e em 2016, para agricultor familiar. Os produtores familiares ainda terão descontos no pagamento.

O governo federal ampliará a entrega de máquinas retroescavadeiras e motoniveladoras a todos os 1.415 municípios do Semiárido atingidos pela estiagem, além de um caminhão-pipa, um caminhão-caçamba e uma pá carregadeira, para que tenham uma estrutura própria mínima para combate aos efeitos da seca. O custo deve chegar a R$ 2 bilhões. O programa atual do governo federal beneficiará todos os municípios brasileiros com até 50 mil habitantes. No caso do Semiárido, o limite do número de habitantes foi retirado.  

Como já havia adiantado na semana passada, Dilma assegurou também que o pagamento da Bolsa Estiagem, que assiste agricultores familiares com renda até dois salários mínimos em municípios em situação de emergência ou calamidade pública, e do Garantia-Safra, que ajuda os agricultores cuja produção foi prejudicada pela seca, será mantido até o fim da seca, com avaliações periódicas. “Nosso prazo agora deixou de ser datado para ser até quando houver estiagem”, disse Dilma.

 

Edição: Lílian Beraldo

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário