one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Plenáriod a Câmara dos Deputados. 24 de abril de 2012

Imagem:

Compartilhar:

Líderes partidários na Câmara não chegam a acordo sobre reforma política

Criado em 09/04/13 17h48 e atualizado em 09/04/13 18h06
Por Iolando Lourenço Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

LDO prevê salário mínimo de R$ 667,75 no ano que vem
Plenário da Câmara dos Deputados (José Cruz/ABr)

Brasília - Os líderes partidários da Câmara não chegaram a um acordo para a votação dos principais pontos da reforma política. Apesar da decisão de alguns partidos de obstruir a votação, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse que os líderes concordaram em colocar em votação a proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata de unificar as eleições no país. 

De acordo com a PEC, a partir de 2022 os eleitores poderão votar no mesmo dia para os cargos no Executivo (prefeito, governador, presidente da República) e no Legislativo (vereadores, senadores, deputados estaduais e federais). Hoje, as eleições ocorrem a cada dois anos, alternando-se eleições municipais com eleições para cargos federais e estaduais.

Para ele, isso pode significar o primeiro passo para a votação da reforma política “desejada por todos os brasileiros”. Henrique Alves explicou que os demais temas ainda não estão prontos para serem votados pelo plenário.

Segundo Alves, em relação ao projeto de lei que institui o financiamento público de campanha seria necessária a aprovação de requerimento de urgência. Já na questão da PEC do fim das coligações proporcionais, será necessária a aprovação do relatório da comissão especial.

“Esta Casa tem que começar a votar a reforma política na noite de hoje (9) para que tenha prosseguimento nas próximas semanas. A Câmara não pode ficar a vida inteira empurrando com a barriga a votação da reforma política”, disse Alves.

De acordo com o líder do PT, deputado José Guimarães (CE), os líderes partidários têm posições “antagônicas” em relação aos temas da reforma política. Isso, ressaltou o líder, praticamente inviabiliza qualquer votação do tema ainda hoje. “Não houve acordo no mérito [das propostas] nem nos procedimentos de votação”.

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário