one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estatuto da Juventude

Imagem:

Compartilhar:

Senado aprova urgência para votação do Estatuto da Juventude

Criado em 04/04/13 18h02 e atualizado em 17/04/13 09h56
Por Mariana Jungmann Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Comissão de Assuntos Sociais
A aprovação permitirá que o projeto fure a fila na pauta do plenário e possa ser votado na próxima quarta-feira (10)

Brasília - O plenário do Senado aprovou hoje (4) para que o projeto de lei que trata do Estatuto da Juventude seja votado em regime de urgência. A aprovação permitirá que o projeto fure a fila na pauta do plenário e possa ser votado na próxima quarta-feira (10).

A matéria foi aprovada ontem (3) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado e um acordo entre os líderes partidários permitiu que o requerimento para a urgência fosse apresentado ao plenário. Como são necessárias 48 horas após a aprovação do requerimento para que o projeto possa ser votado, a análise ficou para a próxima semana.

O Estatuto da Juventude trata de diversos direitos para a faixa etária entre 15 e 29 anos. O substitutivo do senador Paulo Paim (PT-RS) que foi aprovado na CAS e será votado em plenário na próxima semana garante meia-entrada aos estudantes para todos os eventos culturais e esportivos que tenham financiamento público, exceto a Copa do Mundo de 2014 e a Copa das Confederações, que vai ocorrer este ano.

Nos dois casos, o desconto aos estudantes será de 40% do valor do ingresso. Em eventos patrocinados exclusivamente por dinheiro privado, o desconto estudantil também será de 40%.

Para combater eventuais fraudes na emissão das carteiras de estudante, o projeto do Estatuto da Juventude estabelece que o documento deve ser emitido preferencialmente por entidades reconhecidas e para alunos efetivamente matriculados nos níveis de ensino previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

O projeto define como jovens carentes os oriundos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e assegura a eles benefícios específicos, como em viagens interestaduais. A proposta garante duas vagas gratuitas e duas com desconto de 50% do valor do bilhete, em transportes entre estados.

O estatuto também garante que o ensino fundamental para jovens índios e povos de comunidades tradicionais será ministrado em língua portuguesa e nos idiomas tradicionais de cada etnia ou comunidade.

Está previsto, ainda, que caberá ao Poder Público promover programas educativos e culturais voltados para as questões da juventude em emissoras de rádio e televisão e demais meios de comunicação de massa.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário