one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Discussão da MP 589 na Câmara Federal

Imagem:

Compartilhar:

Senadores não votam urgência para projeto de lei que muda acesso de novos partidos ao fundo partidário

Criado em 24/04/13 22h21 e atualizado em 24/04/13 23h14
Por Carolina Gonçalves Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Discussão da MP 589 na Câmara Federal
Até a apuração das posições contrárias ou favoráveis à urgência provocou confusão no plenário até quase as 22h de hoje (24) e dois pedidos de verificação, para confirmar os votos

Brasília – Os senadores não votaram a matéria ou o requerimento que pedia urgência na apreciação do projeto de lei que restringe o acesso de novos partidos à propaganda em rádio e TV e ao fundo partidário. O projeto, aprovado ontem (23) na Câmara dos Deputados, já provocava tensão nos corredores do Senado Federal desde a semana passada, mas o pedido de urgência aumentou ainda mais a temperatura no salão azul.

Até a apuração das posições contrárias ou favoráveis à urgência provocou confusão no plenário até quase as 22h de hoje (24) e dois pedidos de verificação, para confirmar os votos. A sessão foi encerrado sem resultado para o pedido de urgência.

Em tom emocionado, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez duras críticas às pressões que o governo têm feito sobre a bancada de parlamentares da situação. O senador explicou que defende a limitação do número de partidos políticos no país, mas, como outros parlamentares que criticam a matéria, defende que a discussão não pode ocorrer agora, às vésperas das eleições de 2014 e na mesma legislatura em que foi criado um outro partido, o PSD, de acordo com as regras anteriores.

A limitação do número de partidos brasileiros também foi defendida pelo senador Pedro Taques (PDT-MT), que também disse que o debate neste momento é “casuísta”. “Estamos com mais um pacote de abril. Esse projeto é uma farsa para evitar que Marina Silva seja candidata”, criticou.

Do outro lado da balança, o senador José Agripino Maia (DEM-RN) explicou que a razão para apoiar o projeto de lei está na história recente e na posição definida pelo seu partido. “É o ponto de vista que sempre defendemos, por isso, inscrevemos a urgência: para o que sempre imaginamos venha a acontecer”, disse.

Agripino ainda explicou que uma emenda apresentada pelo deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) foi incorporada ao texto aprovado na Câmara dos Deputados. Pela emenda, o tempo de rádio e televisão foi fatiado em duas partes. Dois terços do tempo total de propaganda seguirão a proporção definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seguindo a representação de cada partido no Congresso. O restante do tempo seria dividido pelo número de candidatos e o número de parlamentares eleitos no último pleito.

“Por dever de coerência, se batalhamos no passado pela não portabilidade dos votos e não transferência do fundo partidário, temos posição semelhante nessa discussão”, acrescentou Agripino.

Na noite de hoje, o ministro do  Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu a tramitação do projeto de lei que pretende dificultar a criação de novos partidos. O ministro deu a liminar em mandado de segurança protocolado ontem pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário