one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A reunião da Comissão de Direitos Humanos começou aberta, mas após tumultos, o local da audiência foi transferido e a sessão foi fechada. Participarem apenas parlamentares, assessores e a imprensa.

Imagem:

Compartilhar:

Trajetória e postura de Feliciano são preconceituosas e excludentes, diz conselho da Seppir

Criado em 08/04/13 12h38 e atualizado em 08/04/13 15h50
Por Ivan Richard Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Protesto contra Feliciano
Na foto, o deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) e o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) (Fabio Pozzebom/Agência Brasil)

Brasília – O Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, órgão vinculado à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), divulgou hoje (8) no Diário Oficial da União moção em repúdio à eleição do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM). O líder do PSC, deputado André Moura (SE), disse que a manifestação não muda em nada a decisão tomada pela comissão e pela Câmara.

No documento, assinado pela ministra Luiza Helena Bairros, que preside o conselho, o órgão se manifesta publicamente contrário à eleição de Feliciano. “Tal indicação contraria os propósitos da referida Comissão, assim como os princípios básicos dos Direitos Humanos, uma vez que a trajetória e a postura do deputado em relação à população LGBT e à população negra se revelam preconceituosas e excludentes, causando insatisfação aos mais diversos segmentos sociais”, diz trecho da moção.

LEIA TAMBÉM:
-
Declarações de Feliciano incitam o ódio e a intolerância, diz ministra

OUÇA NA RÁDIO NACIONAL
- Nota de repúdio a Marco Feliciano é publicada no Diário Oficial da União

O conselho considera ainda “inaceitável” a permanência do pastor à frente da CDHM: “Considerando os avanços do Brasil no campo dos Direitos Humanos, o CNPIR entende como inaceitável a permanência do deputado Marco Feliciano na presidência da Comissão dos Direitos Humanos, visto que afronta os princípios de liberdade, respeito e dignidade da pessoa humana, que devem ser assegurados, independentemente, do pertencimento racial e da orientação sexual”.

O líder do PSC ressaltou à Agência Brasil que a eleição do deputado Feliciano ocorreu dentro da legalidade e que os Poderes são independentes. “Respeito a nota do conselho, a posição da ministra mas, nesse caso, a posição não interfere em nada no posicionamento do partido e da Câmara Federal. A Câmara é um Poder independente, tem suas regras próprias, seu regimento interno. Ele foi eleito obedecendo o regimento e a proporcionalidade que coube ao PSC para indicar o presidente da Comissão de Direitos Humanos”, frisou o líder.

Moura voltou a defender um voto de confiança a Feliciano. Segundo ele, o deputado já pediu desculpas pela declarações “que possam ter sido mal interpretadas” e negou que seja racista ou homofóbico. “Ele já se desculpou, mas ele tem seus pontos de vista, sua lutas e tem que ser respeitado. Ele está legitimado por aqueles que o elegeram e as críticas ao pastar já formam explicadas. O que se deve agora é dar a oportunidade para que ele presida a comissão, sem fazer julgamentos antecipados. Nas sessões que ele conseguiu presidir, conduziu os trabalhos dando abertura de diálogo a todos que quiseram ir lá, de forma respeitosa, sem agressão e sem ofensas”, argumentou o líder do PSC.

Leia também:

Comissão de Direitos Humanos aprova restrição de acesso a todas as reuniões

PSOL acusa pastor de falta de decoro parlamentar

Comissão de Direitos Humanos volta a se reunir a portas fechadas

Amanhã (9), o deputado Pastor Marco Feliciano participa da reunião do colégio de líderes da Câmara para discutir a situação da comissão de Direitos Humanos. Os líderes tentarão convencer o pastor a renunciar sob o argumento de que ele não tem condições políticas de comandar o colegiado. Já Feliciano disse que não deixará o cargo.

Na semana passada, a CDHM aprovou requerimento que torna as sessões do colegiado fechadas ao público permanentemente, a pedido do presidente da comissão. A medida visa impedir o acesso de manifestantes contrários ao deputado Pastor Marco Feliciano. Só poderão acompanhar os trabalhos deputados, assessores, convidados e imprensa.


Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário