one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília - Câmara vota destaques da Medida Provisória dos Portos. O texto estabelece novas regras para as concessões, os arrendamentos e as autorizações de instalações portuárias, públicas ou privadas

Imagem:

Compartilhar:

Governistas não descartam vetos e oposição critica aprovação da MP dos Portos

Criado em 16/05/13 11h28 e atualizado em 16/05/13 11h43
Por Ivan Richard e Pedro Peduzzi Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Brasília - Superado o intenso debate para conclusão da votação da Medida Provisória 595, a MP dos Portos, deputados da base aliada e da oposição divergiram sobre os impactos positivos da proposta para o país. Já o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), avaliou que a Casa sai fortalecida depois da aprovação da MP.

“Apreendi que esta Casa faz o que o povo brasileiro quer, e foi isso que fizemos esta madrugada. Hoje não há vencedores nem vencido. Quem venceu foi o povo brasileiro. Participei da Assembleia Constituinte e não vi nada igual. Foram quase 40 horas entre discussão, debates, controvérsias, convencimentos, mas muito respeito. Depois dessa votação o povo brasileiro vai se orgulhar cada vez mais do seu Legislativo”, disse Henrique Alves.

Leia também:

Renan diz que vai garantir direitos da minoria na sessão que vai apreciar MP dos Portos

Câmara finaliza votação da MP dos Portos e texto segue para o Senado

O líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que, caso a proposta seja aprovada no Senado, a decisão sobre eventuais vetos caberá à presidenta Dilma Rousseff. “O que saiu daqui atende bem aquilo que defendemos em plenário. Se vai haver veto ou não é a Dilma quem vai decidir”, frisou.

“O acordo de mérito foi [fechado] no relatório do senador Eduardo Braga [PMDB-AM, relator da matéria na comissão especial]. Tudo que havia sido acordado será sancionado. O que for de procedimento [para viabilizar a votação no plenário da Câmara], vamos ver”, acrescentou.

Para o líder do PT, deputado José Guimarães (CE), apesar das mudanças aprovadas pela Câmara, a “espinha dorsal” da MP foi preservada. “Fizemos algo que para muitos era impossível. Foram as duas maiores sessões já feitas na Câmara. As regras [da MP] ficaram claras. Portanto, acredito que o Senado votará a matéria tal como saiu daqui. Produzimos o que há de mais avançado para os portos do Brasil”, argumentou Guimarães.

Um dos principais articuladores da obstrução – que fez com que a sessão iniciada ontem (15) às 11h se arrastasse até as 9h38 de hoje – o vice-líder do DEM deputado Onyx Lorenzoni (RS), considerou que o debate serviu para a oposição mostrar que a MP dos Portos não é boa para o Brasil.

“Essa medida provisória é antidemocrática e centralizadora. Ela concentra a gestão dos portos no governo federal. Fizemos uma batalha para mostrar que essa MP não é boa para o país”, criticou. Já o líder do PSOL, deputado Chico Alencar (RJ), disse que a proposta pode representar o fim dos portos públicos brasileiros.

“Esse foi um espetáculo da tristeza. Essa sessão foi muito sombria na minha visão. Acreditamos que essa matéria abre a porta para o declínio total dos portos públicos. Espero que os senadores leiam com atenção os mais de 70 artigos dessa MP”, alertou.  “Queremos que o Senado seja o inferno dessa MP”, ironizou o deputado Mendonça Filho (DEM-PE).

Os senadores têm até a meia-noite para votar a MP para que ela não perca a validade.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário