one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Gurgel acusa José Dirceu de mentor do esquema do mensalão

Imagem:

Compartilhar:

Gurgel leva ao Congresso nota contra PEC que limita poder de investigação do Ministério Público

Criado em 28/05/13 17h09 e atualizado em 28/05/13 17h29
Por Ivan Richard e Iolando Lourenço Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Brasília – Ao lado de representantes da Associação Ibero-Americana de Ministérios Públicos, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, entregou hoje (28) aos presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), uma nota técnica contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que limita o poder de investigação do Ministério Público. Gurgel reafirmou que a proposta representa um retrocesso à democracia.

Leia também

PEC que limita poderes do MP será votada em junho

Ministério Público faz ato contra a PEC que limita poder investigativo

Segundo o procurador, a proposta tem gerado preocupação não só no Brasil, mas também em outros países. “A questão da PEC 37 não é mais apenas um assunto nacional, hoje é um assunto que preocupa internacionalmente. Vejam os ministérios públicos da América Latina ou da Europa, representados aqui pelos procuradores-gerais da Espanha e de Portugal, eles também demonstraram aos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados a preocupação com esse grande retrocesso para o Estado Democrático de direito”, disse Gurgel, ao deixar a Câmara.

Hoje, Henrique Alves informou que colocará a PEC 37 em votação na última semana de junho. Segundo ele, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pediu mais 30 dias para que se construa um acordo sobre a proposta. "Recebi uma ligação do ministro José Eduardo Cardozo, interpretando um sentimento positivo, otimista, das reuniões dos delegados e do Ministério Público, e eles pediram mais 30 dias”, disse.

A PEC 37 foi apresentada em junho de 2011 pelo deputado federal e delegado de polícia Lourival Mendes (PTdoB-MA). O texto altera trecho da Constituição, indicando que a apuração das infrações penais é função privativa das polícias Civil e Federal. Na prática, a medida impedirá o Ministério Público de assumir a investigação de crimes, prática usual desde que teve seus poderes ampliados na Constituição de 1988.

A proposta é polêmica e coloca em lados opostos o Ministério Público e as polícias Civil e Federal. Representantes do Ministério Público Federal têm criticado a proposta e se mobilizado para evitar sua aprovação. A PEC teve a admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e depois foi criado um grupo de trabalho, composto por quatro representantes do Ministério Público, quatro da polícia, um do Senado e dois da Câmara dos Deputados, para debater a proposta.

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário