one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ministro do Supremo Tribunal Federal  (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Antonio Dias Toffoli, defendeu a necessidade de definir regras para o período pré-eleitoral

Imagem:

Compartilhar:

Toffoli ainda não tem decisão sobre PEC 33 que trata sobre limites do STF

Criado em 01/05/13 19h04 e atualizado em 01/05/13 19h30
Por Thaís Antonio Edição:Tereza Barbosa Fonte:Repórter do Radiojornalismo da EBC

Dias Toffoli
O ministro preferiu não adiantar uma análise sobre a PEC por considerar que a questão principal envolvendo a proposta é o mérito da decisão em si (Antonio Cruz/ Agência Brasil )

Brasília - O ministro do Supremo Tribunal Federal Antonio Dias Toffoli disse em entrevista exclusiva à Rádio Nacional que ainda não tem uma posição sobre os mandados de segurança impetrados pelo PSDB e pelo PSB para suspender a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33, que tira do Supremo Tribunal Federal a última palavra sobre a constitucionalidade das leis editadas pelo Congresso Nacional.

Dois ofícios foram enviados ao ministro na terça-feira (30) depois que Toffoli pediu um posicionamento da Câmara dos Deputados sobre a proposta.

“Por enquanto nós vamos analisar essas respostas que vieram da Câmara dos Deputados, mas ainda não temos perspectiva de uma decisão imediata porque a Proposta de Emenda à Constituição ainda está no seu início de tramitação. Vamos avaliar e verificar se há, ou não, necessidade de uma decisão agora ou se podemos levar isso mais para a frente para julgamento definitivo da Corte”.

O ministro preferiu não adiantar uma análise sobre a PEC por considerar que a questão principal envolvendo a proposta é o mérito da decisão em si.

Um dos documentos enviados ao ministro do STF foi emitido pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), deputado Décio Lima (PT-SC), em resposta ao mandado do PSB. O texto do ofício descreve toda a trajetória da proposta e sustenta que a aprovação da admissibilidade não violou nenhuma questão legal.

“Assevero que esta Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania observou estritamente todas as regras regimentais, legais e constitucionais na tramitação da proposição, assegurando amplo espaço para os debates democráticos, sem qualquer questionamento na condução dos trabalhos”, destacou Décio Lima, acrescentando que a CCJ tem poder de decisão que “impede reparos e opiniões monocráticas”.

O outro ofício, em resposta ao mandado de segurança do PSDB, foi enviado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, que se limitou a relatar que a admissibilidade da PEC foi aprovada pela CCJ. Na semana passada, Toffoli havia dado prazo de 72 horas para que a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e a CCJ se manifestassem sobre a PEC 33.

Edição: Tereza Barbosa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário