one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A expectativa é que a manifestação prossiga até o início da tarde, quando as delegações retornam aos seus estados. Os movimentos  estimam a presença de 3 mil pessoas.

Imagem:

Compartilhar:

Associação vai tentar barrar aprovação do projeto da "cura gay" na CCJ

Criado em 19/06/13 15h08 e atualizado em 19/06/13 16h06
Por Yara Aquino Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

4ª Marcha Nacional contra a Homofobia
O projeto, chamado de Projeto da "Cura Gay”, propõe a suspensão da validade de dois artigos de uma resolução do Conselho Federal de Psicologia, em vigor desde 1999, que proíbe os profissionais de participar de terapia para alterar a orientação sexual e de tratar a homossexualidade como doença (Antonio Cruz/ Agência Brasil )

Brasília – O diretor Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Rafaelly Wiest, avaliou hoje (19) que a aprovação do projeto de decreto legislativo chamado de “cura gay”, pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, afronta decisões tomadas por organismos internacionais que há décadas se posicionaram contra a classificação da homossexualidade como doença. O projeto, aprovado ontem (18) em votação simbólica, autoriza o tratamento psicológico para alterar a orientação sexual de homossexuais. A matéria segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Leia também: 

Entenda a polêmica em torno do projeto da “cura gay”

Projeto que autoriza tratamento para "curar gays" é aprovado em comissão

“Em 1990, a Assembleia Mundial da Saúde aprovou a retirada da homossexualidade da classificação de doenças adotada pela Organização Mundial da Saúde. O que justifica o retrocesso depois de mais de 20 anos?”, questiona Rafaelly Wiest.

O diretor e integrante do Movimento Dignidade considera que o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, deputado Marcos Feliciano (PSC-SP), se aproveitou de um momento, no qual as atenções estão voltadas para as manifestações que ocorrem em todo o país, para aprovar a matéria. “Ele aproveitou que a mídia toda está voltada para isso, que o foco não estava voltado para ele”, disse. Rafaelly Wiest informou que serão reforçadas as mobilizações para que o projeto seja rejeitado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

O projeto, chamado de projeto da "cura gay”, propõe a suspensão da validade de dois artigos de uma resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP), em vigor desde 1999, que proíbe os profissionais de participar de terapia para alterar a orientação sexual e de tratar a homossexualidade como doença. Os profissionais também não podem adotar ação coercitiva a fim de orientar homossexuais para tratamentos não solicitados.

Edição: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário