one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Carteira de Trabalho

Imagem:

Compartilhar:

Pesquisa mostra queda no otimismo da população para os próximos seis meses

Criado em 11/06/13 12h01 e atualizado em 11/06/13 12h15
Por Luciene Cruz Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Carteira de Trabalho
Sobre o item emprego, a avaliação de que haverá melhora caiu para 39,6%, em comparação aos 54,1% registrados do último levantamento (Wilson Dias/Arquivo ABr)

Brasília - A pesquisa CNT/MDA divulgada hoje (11) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra que a população está menos otimista em relação aos próximos seis meses. Sobre o item emprego, a avaliação de que haverá melhora caiu para 39,6%, em comparação aos 54,1% registrados do último levantamento, em agosto de 2012.

Houve redução também na expectativa de renda mensal. No total, 35,8% dos entrevistados acreditam que vai melhorar. Na última pesquisa, o percentual alcançou 49%. Mais três índices apresentaram queda: educação, segurança pública e saúde.

Na educação, 33,1% acreditam que vai haver melhorara contra 47,2%, no ano passado. Já o otimismo em relação à segurança pública caiu de 39,1% para 29,1%, no mesmo período. Saúde apresentou uma queda mais expressiva, passando de 43,7% para 26,2%.

O estudo destacou também que, ao medir a influência da inflação na renda familiar, 36,7% dos entrevistados acreditam que o impacto é alto. Outros 36,6% consideram o efeito moderado e 18,6% baixo.

Na avaliação do presidente da CNT, Clésio Andrade, o aumento da inflação teve impacto direto na queda da popularidade da presidenta Dilma Rousseff. “Inflação é o que mais pesa. Quando a população começa a ver aumento de preços e recursos prejudicados sem dúvida esse é o fator que pesa significativamente.”

A avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff caiu para 54,2% em junho, contra 56,6% do levantamento divulgado em agosto de 2012. O comprometimento da renda mensal com dívidas e financiamentos atinge 47,4% das famílias, no qual até 30% da renda familiar está comprometida.

Nesta edição do estudo, foram entrevistadas 2 mil pessoas, em 134 municípios de 20 estados, entre os dias 1º e 5 de junho.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário