one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Congresso Nacional, em Brasília (DF)

Imagem:

Compartilhar:

Congresso dará prioridade à análise de vetos feitos a partir de julho

Criado em 11/07/13 12h30 e atualizado em 11/07/13 12h40
Por Carolina Gonçalves Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Brasília - Os mais de três mil vetos presidenciais que ainda aguardam a análise de senadores e deputados federais podem ficar mais tempo na lista de espera. Os parlamentares terão agora que priorizar os vetos mais recentes feitos pelo Planalto a pontos de textos aprovados pelo Legislativo. Pelo acordo acertado ontem entre os líderes, apenas os vetos publicados desde 1º de julho podem trancar a pauta de votações se não forem analisados em até 30 dias.

“Temos agora dois patamares de vetos. Os que não trancam a pauta, não vamos esperar por enquanto. Os que trancam a pauta, temos que votar em 30 dias”, explicou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

A proposta está sendo analisada, agora, pela Mesa Diretora do Senado Federal. De acordo com Renan Calheiros, a expectativa é que o projeto de resolução que define essas novas regras seja aprovado ainda hoje pelos deputados e senadores que ainda vão deliberar sobre o assunto.

“Achei a regra muito boa porque fortalece o Congresso Nacional. Vamos aprová-la numa resolução e em seguida votar”, explicou o presidente da Casa. A proposta define que o prazo para deliberação dos vetos passa a ser contado a partir da sua publicação.

Depois desse período, se não for votado, a pauta do Congresso Nacional fica trancada e os parlamentares não poderão votar qualquer outra matéria até que decidam sobre o veto. O presidente do Senado ainda lembrou que as sessões para apreciar essas restrições feitas pelo Planalto serão convocadas, preferencialmente, para a terceira terça-feira de cada mês.

Edição: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário