Digite sua busca e aperte enter


Florianópolis (SC)

Imagem:

Compartilhar:

Dilma diz que IDH mostra avanços no enfrentamento da desigualdade

Criado em 31/07/13 16h48 e atualizado em 31/07/13 16h57
Por Flávia Albuquerque Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

São Paulo – Durante discurso na cerimônia de repasse de verbas para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana, hoje (31), na Prefeitura de São Paulo, a presidenta Dilma Rousseff comentou os resultados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), apresentados ontem, e disse que o Brasil, descrito pelo índice, impressiona pelos avanços no enfrentamento da desigualdade.

Segundo Dilma, a evolução é muito clara, já que em 1991 menos de 1% dos municípios tinham o IDHM alto ou médio, enquanto em 2010, 74% estão neste nível de desenvolvimento. “Isso é um ganho absolutamente significativo e mostra uma tendência de crescimento sustentável e constante”.

Saiba mais sobre o assunto:

Saiba quais são as cidades com a melhor e a pior qualidade de vida no Brasil

Confira o IDHM 2013 dos municípios por escolaridade

Confira o IDHM 2013 dos municípios por longevidade

Confira o IDHM 2013 dos municípios por renda

A presidenta lembrou que os maiores avanços foram registrados nas regiões Norte e Nordeste, diminuindo a desigualdade regional. “Progredimos em todos os itens que compõem o índice, com destaque para a educação com 65% de contribuição. Esta é uma área associada à construção do futuro do nosso país. Não seremos uma nação desenvolvida se o processo não se transformar sistematicamente em uma tendência constante e crescente de melhoria".

De acordo com os dados do Atlas do Desenvolvimento Humano Brasil 2013, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a área da educação teve o maior crescimento relativo no IDHM, com 129% no período de 1991 a 2010. O principal responsável pelo crescimento foi o aumento de 156% no fluxo escolar da população jovem.

Edição: Beto Coura
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário