one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestação realizada nesta quarta-feira (26) em frente ao Congresso Nacional, trouxe novas pautas, um dia após o arquivamento da PEC 37 pelo Congresso Nacional

Imagem:

Compartilhar:

Entenda o que é a PEC 33

Criado em 01/07/13 14h53 e atualizado em 04/07/13 17h22
Por Renata Martins Fonte:Portal EBC

Após arquivamento da PEC 37 novas pautas são levantadas em Brasília
Manifestação realizada nesta quarta-feira (26) em frente ao Congresso Nacional, trouxe novas pautas, um dia após o arquivamento da PEC 37 pelo Congresso Nacional (Leandro Melito - Portal EBC)

Depois da rejeição da PEC 37 pela Câmara dos Deputados, uma nova proposta entre na mira das manifestações. A proposta de emenda constitucional n° 33 de 2011, a PEC 33, já é vista nos cartazes dos protestos pelo Brasil.

A proposta pretende limitar os poderes do Supremo Tribunal Federal (STF), submetendo algumas decisões da Corte ao Congresso Nacional. Com a aprovação da PEC 33, três artigos da Constituição serão alterados. Após a aprovação da proposta pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, uma crise entre os Poderes Legislativo e Judiciário foi instalada.

Leia mais:

 - Gilmar Mendes diz que "é melhor fechar STF" se Legislativo aprovar PEC 33

- Toffoli dá 72 horas para Câmara se manifestar sobre PEC envolvendo STF

- Senado entra com recurso pedindo que Gilmar Mendes reconsidere decisão

- PPS aciona STF contra proposta que limita poderes da Corte

- Presidente da CCJ diz que polêmica é “tempestade em copo d’água”

A PEC altera a quantidade mínima de seis para nove votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para declaração de inconstitucionalidade de leis e submete a decisão à aprovação do Congresso Nacional, em caso de emendas à Constituição. De autoria do Deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), a proposta também condiciona o efeito vinculante de súmulas aprovadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) à aprovação pelo Poder Legislativo.

A proposta aguarda a criação da comissão especial para analisar a matéria. De acordo como regimento interno, compete ao presidente da Câmara designar a comissão, no entanto, a norma não determina prazo.  Após constituída, a comissão especial deve discutir, elaborar parecer sobre a matéria e encaminhar para o plenário da Casa.  A proposta será submetida a votação em turnos na Câmara dos Deputados.

 

 

 

Glossário

Súmula Vinculante: é um mecanismo que obriga juízes de todos os tribunais a seguirem o entendimento adotado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre determinado assunto com jurisprudência consolidada. Com a decisão do STF, a súmula vinculante adquire força de lei e cria um vínculo jurídico, não podendo mais, portanto, ser contrariada.

Proposta de Emenda Constitucional: como o nome indica, são proposições destinadas a promover alterações no texto da Constituição vigente. Para serem recebidas e processadas, têm de estar assinadas, no caso de iniciativa dos parlamentares, por no mínimo um terço do total de membros da Casa, o que, na Câmara, equivale à assinatura de 171 deputados. Sua apresentação, entretanto, pode se dar ainda por parte de agentes externos ao Congresso Nacional, como o presidente da República e as assembleias legislativas das unidades da federação. No caso das assembleias legislativas, a iniciativa da apresentação só será válida se contar com o apoio de mais da metade delas, cada uma tendo tomado a decisão por deliberação da maioria de seus membros. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário