one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cândido Vaccarezza

Imagem:

Compartilhar:

Internautas apresentam 116 propostas para a reforma política, diz Vaccarezza

Criado em 31/07/13 19h10 e atualizado em 31/07/13 19h45
Por Iolando Lourenço Edição:Fábio Massalli Fonte:

Cândido Vaccarezza
Cândido Vaccarezza (Valter Campanato - ABr)

Brasília - Lançada há uma semana, no portal e-Democracia da Câmara, a consulta popular para colher sugestões da população sobre reforma política e debater as propostas dos parlamentares teve mais de 16 mil acessos e a apresentação de 116 propostas sobre a matéria. A informação foi dada há pouco pelo deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), coordenador do Grupo de Trabalho da Reforma Política.

Leia ainda:

- Conheça as propostas em discussão para a Reforma Política

- O que é a tal da reforma política?

“Minha avaliação é que a página é um sucesso muito grande. Já teve mais de 16 mil acessos. Mais de 14 mil pessoas votaram em 113 temas diferentes e foram apresentadas 116 propostas diferentes. Várias propostas são globais [sobre todos os temas da reforma política] e outras parciais. O ponto mais abordado pelos internautas é o financiamento de campanha”, disse.

Vaccarezza disse que vai analisar todas as sugestões e propostas apesentadas pelos internautas e depois dará conhecimento a todos os deputados e senadores sobre as sugestões apresentadas pelos internautas no portal da Câmara. Segundo ele, o grupo de trabalho que analisa a reforma política fará em torno de quatro audiências públicas para debater o assunto. Ele informou que no dia 22 apresentaram um esboço sobre os temas que devem ser tratados em projetos de lei ordinária, lei complementar e propostas de emenda à Constituição.

O petista informou que grupo de trabalho fará sua primeira audiência pública para debater a reforma política no próximo dia 15 e que para esse debate foram convidados e confirmaram presença representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Força Sindical, além de estudiosos do assunto.

De acordo com Vaccarezza, a ideia da reforma é também facilitar o acesso da população para a apresentação de leis de iniciativa popular e criar instrumentos para consultas populares. “Pretendemos facilitar o acesso das pessoas para a apresentação de leis de iniciativa popular. Facilitar o uso de consultas populares como plebiscito e referendo no Brasil. Tem várias consultas populares que podem ser feitas à população durante as eleições”, disse.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário