one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Plenário do Senado vazio

Imagem:

Compartilhar:

Mesmo com sessão deliberativa, Senado não vota propostas de agenda positiva

Criado em 05/07/13 17h03 e atualizado em 05/07/13 17h23
Por Karine Melo Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Brasília – Embora o Senado tenha feito sessão deliberativa hoje (5) - fato raro, pois a última neste dia da semana foi há quase dois anos -, terminou sem votação as propostas da agenda positiva feita com base nas manifestações populares, mesmo com o esforço para adiantar as votações antes do recesso parlamentar, que começa em 17 de julho.

Durante a ordem do dia, apenas 42 dos 81 senadores registram presença na Casa. Além dos requerimentos de votação, a sessão serviu para contar prazo para apreciação de propostas de emenda à Constituição (PECs), como as que criam tribunais regionais federais com sede em Belém, Manaus, Fortaleza e jurisdição em várias capitais dessas regiões.

"Tivemos um quórum inédito para este dia e encaminhamos diversas matérias, foi uma sessão muito produtiva", avaliou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Propostas como a que cria o passe livre estudantil para o transporte coletivo urbano, que estava na pauta, ficaram para a semana que vem. O presidente Renan Calheiros está confiante. "O calendário está apertado, mas acho que dá tempo [de votar tudo antes do recesso]. Se não der, iremos avançar no período de recesso e cumprir o que foi prometido”, garantiu.

Depois da sessão, Renan voltou a defender um plebiscito sobre a reforma política, mas como a iniciativa é da Câmara, o Senado só pode entrar no tema depois que os deputados federais fizerem a parte deles.

“Ontem, comentaram da possibilidade de tratar do plebiscito no Senado. Eu sempre defendi o plebiscito, porque ele ajuda na reforma política, mas ele só tramitará no Senado se for aprovado na Câmara. Essa coisa de ouvir o Senado porque foi impossível ouvir a Câmara é impossível na lógica parlamentar, a não ser que seja uma matéria de competência exclusiva do Senado”, alegou.

 

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário