one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, participa do seminário de lançamento da 5ª edição do Prêmio ODM Brasil

Imagem:

Compartilhar:

Ministro diz que Dilma recupera popularidade em seis meses

Criado em 09/07/13 19h02 e atualizado em 09/07/13 19h14
Por Luana Lourenço Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Brasília – O secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, disse hoje (9) que a expectativa do governo é que presidenta Dilma Rousseff recupere a popularidade nos próximos cinco ou seis meses. Segundo pesquisa Datafolha divulgada no fim de junho, a popularidade da presidenta caiu 27 pontos percentuais em três semanas, com queda de 57% para 30% dos que consideram a gestão de Dilma ótima ou boa.

Carvalho comparou o atual momento com o cenário político de 2005, após o escândalo que levou à denúncia da Ação Penal 470, conhecido como mensalão, e que, na época, teve impacto na popularidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Em 2005, quando todo mundo dizia que o governo tinha acabado, o Lula ordenou que nós não déssemos importância para a bolha política e trabalhássemos mais. A presidenta Dilma reedita agora a mesma determinação: 'eu quero resultado, eu quero um governo de entrega'. Se nós conseguirmos fazer isso, se a economia se recuperar, como estamos apostando que vai se recuperar, não temos dúvida nenhuma de que, daqui a cinco, seis meses, o quadro será bem diferente”, disse o ministro.

Carvalho, que foi chefe de gabinete de Lula nos dois mandatos, disse que está acostumado a oscilações de popularidade. “Quem já viveu neste palácio, como estou vivendo há 11 anos, viu o balão subir e descer tantas vezes, que tem que ficar muito sereno. Quem viveu 2005, quando foi proclamado por vários editorialistas que o governo Lula tinha acabado, que não ia ter reeleição, tem que ter muita serenidade agora.”

O ministro  ressaltou que o governo está reagindo às reivindicações apresentadas durante as manifestações que tomaram as ruas do país e que as medidas que vêm sendo anunciadas vão refletir na recuperação da popularidade da presidenta. “As nossas respostas são adequadas. De maneira alguma, estamos achando que o circo está pegando fogo, em decadência, de jeito nenhum. Quem viveu outras situações, quem sabe o que é governo, sabe que temos condições de recuperar – os sinais que estamos emitindo para a sociedade são bastante claros.”

Apesar da queda de popularidade de Dilma, Carvalho negou que Lula tenha planos de voltar a se candidatar à Presidência da República em 2014. “Eu, que sou amigo pessoal do Lula, sei que o Lula aposta no governo da presidenta Dilma.  A vitória do Lula é a vitória da Dilma, isso tem que ficar claro em definitivo”, afirmou.

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário