one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A rádio KDKA de Pittsburgh, cidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, iniciou suas transmissões em 1929.

Imagem:

Compartilhar:

Comunicação pública contribui para o fortalecimento da democracia, diz ministra

Criado em 29/08/13 17h25 e atualizado em 29/08/13 17h38
Por Luciano Nascimento Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Brasília – A troca de experiências entre os diferentes modelos de comunicação pública na América Latina favorece a integração dos países e fortalece a democracia. A avaliação é da ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas.

“Em face da nova realidade regional de inclusão e sustentabilidade por que passam nossos países, espero que os meios de comunicação pública na América Latina sejam um instrumento de emancipação e democracia para os nossos povos”, disse a ministra.

Helena Chagas participou nesta quinta-feira (29) da abertura do 4º Fórum Internacional de Mídias Públicas, que ocorre no Espaço Cultural da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O evento reúne especialistas de países da América Latina que estão debatendo os desafios para construir uma comunicação plural e democrática com o foco no cidadão.

Para a ministra, a comunicação pública cumpre papel importante ao “contribuir com informação correta, plural e democrática para que o cidadão possa refletir sobre o mundo que o cerca e assim exercer a cidadania”. Helena Chagas disse que o cenário de convergência tecnológica pode contribuir para que as pessoas participem de forma ativa da vida do país, propiciando “canais de interatividade para estimular a cidadania inclusiva, participativa e digital”, completou.

Na avaliação do diretor-presidente da EBC, Nelson Breve, um diferencial dos meios públicos é o fato de dar espaço “às minorias, aos que não têm voz”. Para Breve, as mídias públicas complementam os meios de comunicação privados, mais focados no lucro, e os estatais, voltados para transmissão das ações do governo.

“Entre o meio estatal, que estabelece comunicação entre governo e seus potenciais eleitores, e os meios privados, que estabelecem relação com os consumidores para vender seus produtos, que é de onde recebem seu financiamento, temos os meios públicos, que dialogam com o cidadão”, disse.

Para Breve, o fato de existir a possibilidade de um controle externo exercido pela sociedade faz com que as mídias públicas busquem um equilíbrio no trato da informação. “Estamos voltados para garantir o acesso dos que não têm possibilidade de exercer seu direito à informação, para garantir um exercício melhor da cidadania, e para isso temos mecanismos de controle da sociedade. O nosso Conselho Curador faz a vigilância da sociedade”, completou.

O 4º Fórum Internacional de Mídias Públicas está sendo transmitido pelo Portal EBC. O evento prossegue até amanhã (30), em Brasília, na sede da EBC, com uma programação de debates que abordam os modelos de financiamento da televisão pública e a participação cidadã na gestão da mídia pública, entre outros assuntos.

Edição: Davi Oliveira

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário