one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti

Imagem:

Compartilhar:

Relação com base aliada está desobstruída e em clima de cooperação, diz ministra

Criado em 05/08/13 22h01 e atualizado em 05/08/13 22h13
Por Luana Lourenço Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti
Relação com base aliada está desobstruída e em clima de cooperação, diz ministra (José Cruz/ABr)

Brasília - Após se reunir por cerca de três horas com líderes da base aliada na Câmara, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse que a relação entre governo e parlamentares do bloco de apoio está “totalmente desobstruída” e em clima de “harmonioso, cooperativo e de integração".

"As respostas, que tanto o governo como o Legislativo precisam dar, de forma rápida e eficiente, estão com os canais, permitindo que isso flua sem grandes tumultos, para que a gente possa efetivamente aprovar as matérias sem tumultos, de forma debatida, de forma harmoniosa, consensuada", avaliou.

Os líderes da Câmara foram recebidos hoje (5) pela presidenta Dilma Rousseff e deixaram o Palácio do Planalto com a previsão de um novo encontro na próxima segunda-feira (12). Amanhã (6), a presidenta vai receber os líderes de partidos da base aliada no Senado.

Os encontros entre a presidenta e os parlamentares deverão ser periódicos, segundo a ministra, para que o governo consiga costurar acordos para aprovação de matérias. A primeira medida a ser beneficiada pela aproximação da base com Dilma será a medida provisória que regulamenta o Programa Mais Médicos. Segundo Ideli, houve consenso dos líderes em torno da proposta.

O líder do PT na Câmara, José Guimarães (PT-CE), confirmou que “houve adesão generalizada” dos parlamentares ao Mais Médicos. Para Guimarães, a reunião de hoje foi o equivalente a “engatar a primeira marcha” para melhorar a velocidade do “aperfeiçoamento da relação entre governo e Congresso”, e que a tendência é que os encontros sejam mais frequentes, principalmente antes da votação de projetos de interesse do governo.

“A presidenta mostrou desejo de reatar, com conteúdo, a relação com o Congresso. É o início de uma retomada que terá grandes resultados na pacificação e no afinamento da viola entre a base aliada e o governo. É importante que esse gesto seja uma regra, é esse o sentimento da base”, disse.

Na reunião de hoje, os líderes anunciaram que a votação do projeto de lei (PL) que destina recursos dos royalties do petróleo para educação e saúde (PL 323/07) deve ficar para a semana que vem. No entanto, no entendimento de parte da base aliada, o projeto não tranca a pauta de votação até lá porque a urgência constitucional não estava no “texto-mãe”, mas nos destaques apresentados ao texto. Sem a urgência, a proposta não tranca a pauta de votações e pode ter mais tempo para discussão.

Segundo relato da ministra Ideli Salvatti e dos líderes, durante a reunião a presidenta Dilma Rousseff não tratou da votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui o chamado Orçamento Impositivo. A PEC torna obrigatória a execução financeira da programação prioritária incluída na lei orçamentária por emendas individuais de parlamentares. Líderes petistas são contrários à imposição da regra, que é defendida pela maioria dos partidos políticos.

 

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário