one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, a PEC do Orçamento Impositivo (565/06), que agora segue para o Senado

Imagem:

Compartilhar:

Câmara aguarda quórum para iniciar votação da MP que trata de subvenção ao etanol

Criado em 09/09/13 19h38 e atualizado em 09/09/13 20h54
Por Iolando Lourenço Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Brasília – Desde as 15h, o plenário da Câmara dos Deputados aguarda a presença de pelo menos 257 parlamentares dar início à ordem do dia e começar a discussão e votação da Medida Provisória (MP) 615, que trata, entre outras coisas, da concessão de subvenção econômica a produtores independentes de cana-de-açúcar do Nordeste e a usineiros na produção de etanol combustível.

A sessão foi encerrada às 19h, com 222 deputados presentes, mas, em seguida, abriu-se outra, na tentativa de conseguir o quórum mínimo e dar início aos trabalhos. Se não houver pelo menos 257 deputados, a sessão será encerrada e a votação da MP, adiada.

Na última quinta-feira (5), o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), convocou os deputados para aprecisar hoje (9) a MP, que vence no próximo dia 16. Alves quer votar hoje a matéria para que ela seja encaminhada ao Senado com sete dias de antecedência a seu término. A regra de só votar as MPs que chegarem ao Senado com, no mínimo, sete dias antes da caducidade foi estabelecida pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).  

A MP chegou à Câmara na tarde de quarta-feira.  Na votação na comissão especial, foram incluídos diversos assuntos no texto original, que vão desde o parcelamento de dívidas, a porte de armas, regularização fundiária, desoneração fiscal de vários setores e até a hereditariedade nas licenças de taxistas. Como não houve tempo para negociação de uma saída para votação da MP, Henrique Alves adiou para quinta-feira sua apreciação, mas não houve quórum, nem acordo. Com isso, Alves transferiu para hoje a apreciação da MP.

A aprovação é por maioria simples, mas é necessária a presença de pelo menos metade mais um dos 513 deputados. Se for aprovado o texto principal, ainda têm de ser votados os destaques que visam a alterar a proposta. Se a Câmara não conseguir concluir a votação da MP na noite de hoje, dificilmente ela será apreciada pelo Senado no prazo.

Na semana passada, Renan Calheiros reiterou a decisão de não apreciar as MPs que chegarem sem cumprir o prazo de sete dias para a votação no Senado. Segundo ele, a decisão é da Casa, do plenário do Senado, e não será revogada.

Edição: Nádia Franco

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário