one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP)

Imagem:

Compartilhar:

Líderes da base aliada apoiam adiamento de visita de Dilma aos Estados Unidos

Criado em 17/09/13 19h10 e atualizado em 17/09/13 19h29
Por Iolando Lourenço Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Brasília – A decisão da presidenta Dilma Rousseff de adiar a visita de Estado que faria em outubro aos Estados Unidos agradou a líderes da base aliada na Câmara dos Deputados. De acordo com o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), não teria sentido a presidenta visitar os Estados Unidos, que não deram ao governo brasileiro explicações satisfatórias sobre a espionagem a autoridades e empresas nacionais.

Leia Também:

Governo vai encaminhar mudanças à proposta do Marco Civil da Internet

“Eu antevia [essa decisão], porque ela [a presidenta Dilma] deixou pública sua contrariedade", disse Chinaglia. Segundo o líder, a presidenta também claro que Brasil exigia explicações para que o encontro político ocorresse. Na visão de Chinaglia, as respostas dos norte-americanos foram, no máximo, "de amizade", e o adiamento da viagem mostra a insatisfação do governo com a situação.

Para o líder do PT, José Guimarães (CE), ao suspender a viagem, Dilma sinaliza para uma nova relação pública com os Estados Unidos. “Ninguém deve temer os Estados Unidos. Qualquer grito dos Estados Unidos não pode inibir o governo brasileiro. A presidenta está correta, tem nosso apoio e solidariedade, ela foi uma mestra nessa ação.”

Guimarães disse que o telefonema que o presidente Barack Obama deu ontem (16) para a presidenta não resolveu o impasse criado com a espionagem eletrônica. “Então, ela suspende a viagem e, enquanto isso, o diálogo prossegue. É isso que faz o governante que tem compromisso com a soberania do Brasil e com o Estado Democrático de Direito”, afirmou o deputado.

O líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), criticou a decisão da presidenta de suspender a viagem. Para ele, a presidenta deveria ter um comportamento de estadista, e não ideológico. "O Brasil deve exigir reparação e penalização de quem cometeu [atos de] espionagem, mas não cabe à presidenta adotar um comportamento ideológico. O país já conviveu com situações como a da Bolívia, quando [o presidente] Evo Morales saqueou refinarias brasileiras e o governo não tomou qualquer atitude”, ressaltou Caiado.

Edição: Nádia Franco

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário