one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Celso de Mello

Imagem:

Compartilhar:

Decisão sobre embargos infringentes fica com ministro Celso de Mello

Criado em 12/09/13 13h49 e atualizado em 13/09/13 08h55
Por Portal EBC

O Supremo Tribunal Federal (STF) decide se aceita um novo julgamento, por meio do recurso conhecido como embargo infringente, para 12 réus condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Nesta quinta-feira, após o voto do ministro Marco de Aurélio, a votação ficou empatada em cinco a cinco. O ministro Celso de Mello desempatará o placar ao ler o seu voto na próxima sessão do STF, marcada para a próxima semana.

Saiba como cada ministro votou sobre os embargos

Clique no player abaixo e assista ao julgamento ao vivo pela TV Justiça:

Leia todas as notícias sobre os embargos infringentes


Entenda o que são os embargos infrigentes

 

De acordo com o Artigo 333 do Regimento Interno do STF, é possibilitado aos réus que tiveram pelo menos quatro dos onze votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em seu favor recurso que pode levar a revisão da decisão da Corte, são os embargos infringentes.

Até o julgamento da Ação Pena 470, conhecida como julgamento do mensalão, o STF não havia discutido esse tipo de recurso para decisões de ações penais originárias da própria Corte. Delúbio Soares, que teve quatro votos a seu favor no julgamento do crime de formação de quadrilha, solicitou a reanálise da decisão com base na norma do STF. Posteriormente, outra ré, Simone Vasconcelos, entrou com pedido de novo julgamento com base também nos embargos infringentes.

No entanto, o presidente do STF e relator da Ação Penal 470, ministro Joaquim Barbosa, não admitiu o recurso, o que levou Delúbio Soares a ingressar com agravo e a questão foi levada ao Plenário do Supremo. De acordo com Barbosa, o Artigo 333 do regimento interno da Corte, que trata dos infringentes, foi revogado após entrada em vigor da Lei 8.030/1990, que regulamenta as ações nos tribunais superiores.

O que está sendo decido é se os embargos infringentes são cabíveis. Caso a maioria dos ministros do STF votem pela validade desse tipo de recurso, os réus condenados com pelo quatro votos pela absolvição poderão solicitar novo julgamento. 


Confira o trecho do Código do Processo Civil (CPC), lei 5869/1973, que trata dos embargos infringentes:

CAPÍTULO IV - DOS EMBARGOS INFRINGENTES

Art. 530. Cabem embargos infringentes quando o acórdão não unânime houver reformado, em grau de apelação, a sentença de mérito, ou houver julgado procedente ação rescisória. Se o desacordo for parcial, os embargos serão restritos à matéria objeto da divergência. (Redação dada pela Lei nº 10.352, de 26.12.2001)

Art. 531. Interpostos os embargos, abrir-se-á vista ao recorrido para contra-razões; após, o relator do acórdão embargado apreciará a admissibilidade do recurso.(Redação dada pela Lei nº 10.352, de 26.12.2001)

Art. 532. Da decisão que não admitir os embargos caberá agravo, em 5 (cinco) dias, para o órgão competente para o julgamento do recurso. (Redação dada pela Lei nº 8.950, de 13.12.1994)

Art. 533. Admitidos os embargos, serão processados e julgados conforme dispuser o regimento do tribunal. (Redação dada pela Lei nº 10.352, de 26.12.2001)

Art. 534. Caso a norma regimental determine a escolha de novo relator, esta recairá, se possível, em juiz que não haja participado do julgamento anterior. (Redação dada pela Lei nº 10.352, de 26.12.2001)

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário