one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Henrique Eduardo Alves

Imagem:

Compartilhar:

Presidente da Câmara pede que CCJ priorize pautas das ruas

Criado em 25/09/13 15h39 e atualizado em 25/09/13 15h55
Por Karine Melo Edição:Fernando Fraga Fonte:Agência Brasil

Henrique Eduardo Alves
Ao dar a informação, o presidente da CCJ, deputado Décio Lima (PT-SC), disse que quatro propostas de emenda a constituição (PEC) estão prontas para votação(Wilson Dias/Agência Brasil)

Brasília – A pedido do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), projetos que fazem parte da pauta das ruas devem ganhar prioridade na Comissão de Constituição da (CCJ) da Casa. Ao dar a informação, o presidente da CCJ, deputado Décio Lima (PT-SC), disse que quatro propostas de emenda a constituição (PEC) estão prontas para votação.

“São matérias que auxiliam no combate à corrupção, que aperfeiçoam a representatividade popular no Congresso, que blindam o serviço público em relação a atos de improbidade”, salientou Décio Lima. “Essas matérias significam muito para este momento do país”, lembrou o parlamentar.

Leia mais notícias sobre Política

Na lista para votação prioritária, segundo a recomendação do presidente da Câmara, além da PEC 284/13, conhecida como a Lei da Ficha Limpa para o Servidor Público, que proíbe a designação para função de confiança, nomeação para emprego, cargo efetivo ou em comissão de pessoas que estejam em situação de inelegibilidade, tem a PEC 286/13, que permite que a população apresente, por meio de projeto de iniciativa popular, propostas de emenda à Constituição. Atualmente esse tipo de proposta não é possível.

Também devem entrar na pauta a PEC 313/13, que torna automática a perda do mandato de parlamentar nas hipóteses de improbidade administrativa ou de condenação por crime contra a Administração Pública e a PEC 291/13, que trata da perda de cargo de juiz e integrante do Ministério Público que tiverem cometido falha grave, como atos de corrupção.

Depois da admissibilidade das propostas aprovadas pela CCJ, o presidente da Câmara pode criar as comissões especiais para analisar o mérito das propostas, que também precisam passar pelo plenário da Casa em dois turnos, o mesmo ocorrendo no Senado.

Edição: Fernando Fraga

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário