one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Espionagem global

Imagem:

Compartilhar:

Senadores cobram medidas enérgicas do governo sobre espionagem

Criado em 02/09/13 21h15 e atualizado em 02/09/13 21h28
Por Mariana Jungmann Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Brasília - Senadores aproveitaram a sessão não deliberativa da tarde de hoje (2) para cobrar providências do governo quanto às denúncias de que mensagens eletrônicas da presidenta Dilma Rousseff e de seus assessores próximos foram espionadas pelos Estados Unidos.

O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), manifestou “veemente repúdio”e apresentou um requerimento para um voto de censura ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. “Trata-se de uma clara e indisfarçável violação aos sagrados princípios de soberania nacional, injustificadamente promovida em nome da segurança dos Estados Unidos”, disse Braga, cujo requerimento ainda será apreciado na Comissão de Relações Exteriores.

A senadora Ana Amélia (PP-RS), por sua vez, lembrou que "não se pode aceitar passivamente argumentos contra o terrorismo para permitir episódios de espionagem no Brasil com injustas vantagens, inclusive comerciais, para outras nações”.

Para o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), o fato é “gravíssimo” e não pode ser tratado apenas com manifestações de repúdio por parte das autoridades brasileiras. Para ele, a presidenta Dilma Rousseff deve tomar providências diplomáticas enérgicas. “Eu quero propor à presidenta Dilma que cancele a visita aos Estados Unidos, pois temos que ter, neste momento, gestos graves para mostrar o repúdio do Brasil, o repúdio da nação brasileira a esses atos de espionagem à própria presidenta da República, contra a autoridade maior deste país”, propôs o senador.

Os senadores reagiram às denúncias veiculadas em reportagem ontem (1º) do programa Fantástico, da Rede Globo, de que agentes de segurança dos Estados Unidos rastrearam e monitoraram e-mails da presidenta Dilma e de seus assessores. Segundo a reportagem, os documentos vazados pelo ex-consultor Edward Snowden não permitem saber o conteúdo das mensagens da presidenta, mas sim com quem ela conversou. A reportagem diz ainda que o presidente do México também teve mensagens interceptadas quando era candidato.

 

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário