one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Indígenas de diversas etnias participam de mobilizações em Brasília. Uma das principais reivindicações é a não aprovação da PEC 215, que muda as regras para demarcação de terras indígenas.

Imagem:

Compartilhar:

Entenda a PEC que muda as regras de demarcação de terras indígenas

Criado em 01/10/13 18h27 e atualizado em 04/12/13 11h32
Por Renata Martins Fonte:Portal EBC

Índios e ativistas do Greenpeace protestam em Brasília contra PEC 215, que altera demarcação de terra
Índios e ativistas do Greenpeace protestam em Brasília contra PEC 215, que altera demarcação de terra (Antônio Cruz/ABr)

De autoria do ex-deputado Almir Sá, de Roraima, a proposta de emenda constitucional (PEC) 215 de 2000 é alvo de protesto de grupos indígenas. Isso porque a PEC 215 transfere a competência da União na demarcação das terras indígenas para o Congresso Nacional. A proposta também possibilita a revisão das terras já demarcadas. Outra mudança seria nos critérios e procedimentos para a demarcação destas áreas, que passariam a ser regulamentados por lei, e não por decreto com é atualmente.

Leia também:

Depois de barrados no Senado, indígenas cobram respeito a direitos conquistados

Ruralistas defendem no STF tramitação da PEC 215

Pelas regras atuais, cabe à Fundação Nacional do Índio (Funai), ao Ministério da Justiça e à Presidência da República a decisão sobre a demarcação das terras indígenas, conforme prevê o Decreto 1.775/1996. No entanto, todo o processo já deveria ter sido conlcuíd até 1993. O artigo 67 da Constituição de 1988, que neste mês completa 25 anos, diz que a União deveria ter concluído a demarcação das terras indígenas no prazo de cinco anos a partir da promulgação. De acordo com o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, deputado Padre Ton (PT-RO),  98,5% das terra indígenas já estão demarcadas. Falta pouco para a conclusão deste processo, disse o parlamentar, que é contrariu à PEC 215.

Polêmica na Câmara

Há 13 anos, tramitando entre a Comissão de Constutição e Justiça e o plenário da Câmara dos Deputados, a PEC 215, voltou a chamar chamar atenção dos movimentos indigenistas, após a criação, em abril deste ano,  da comissão especial, que irá examinar e emitir parecer sobre a proposta.

Acompanhe a tramitação da proposta

As reações foram imediatas e índios ocuparam o Câmara dos Deputados pedindo a revogação da criação da comissão. Isto porque, a proposta só terá prosseguimento com a comisão temporária. Para o deputado Padre Ton (PT-RO) a proposta é inconstituicional e fere direitos fundamentais dos povos indígenas. Para ele o intuIto da bancada ruralista é impedir o processo de demarcação. A Frente da Agropecuária defende a tramitação da PEC 215. O Portal EBC procurou o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), mas o parlamentar não atendeu às ligações. 

Ouça na íntegra a entevista com o Dep. Padre Ton (PT-RO):

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Em setembro, deputados da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas foram  ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedir a suspensão da tramitação da proposta. O pedido foi negado pelo ministro Luís Roberto Barroso, que considerou uma interferência indevida proibir o funcionamento de uma comissão deliberativa do Congresso Nacional.

Apesar de criada, a comissão ainda não foi instalada. Hoje (1°), a reunião de instalação e eleição do presidente e relator da comissão foi cancelada pela segunda vez, a primeria havia sido em setembro (18). De acordo com o  presidende da Casa, deputado Henrique Alves a instalação só ocorrerá depois de uma “ampla negociação entre os setores envolvidos”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário