one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Internauta usa computador

Imagem:

Compartilhar:

Planalto quer manter neutralidade de rede no texto do Marco Civil da Internet

Criado em 05/11/13 13h07 e atualizado em 05/11/13 18h05
Por Carolina Gonçalves Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Brasília – O Planalto quer manter pelo menos dois pontos do texto do Marco Civil da Internet que aguarda aprovação da Câmara. A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse hoje (5) que é estratégico para o governo garantir que o armazenamento de dados no Brasil fique sob custódia da legislação brasileira. “O armazenamento dos dados tem que ficar no Brasil para estar sujeitos à legislação brasileira, para que possamos ter eficiência legal sobre esses dados e evitar a espionagem.”

Ideli Salvatti não acredita que esse ponto possa sofrer resistências e disse que, se algum partido for contrário ao item, a sociedade provavelmente reagirá. “Não acredito que algum brasileiro possa se colocar contra [isso]. A nação brasileira exige respeito à nossa soberania e inviolabilidade dos nossos dados.”

Leia também: 

Votação do Marco Civil é novamente adiada

Relator espera que Marco Civil da Internet seja aprovado e sancionado ainda este ano

Segundo ela, outro ponto que o governo vai tentar manter a partir de negociações é o que garante o princípio da neutralidade na internet. A proposta impede que as operadoras definam quais os tipos de acesso do usuário teriam maior ou menor velocidade dentro dos pacotes oferecidos. Pelo texto, a garantia da neutralidade de rede seria regulamentada depois da aprovação do projeto, fazendo com que o provedor de conexão fique obrigado a tratar da mesma forma qualquer tipo de acesso a dados, respeitando os limites do pacote, mas sem diferenciação de conteúdo, origem e destino, serviço, terminal ou aplicativo.

A neutralidade da rede assegura que ninguém seja “prejudicado por questões comerciais e de interesses da empresa [provedora da conexão]”, completou Ideli.

O projeto, que tramita em regime de urgência, passou a trancar a votação de outras propostas desde o dia 28 de outubro. O presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), apelou para um esforço das lideranças partidárias, mas o único acordo alcançado foi sobre uma comissão em plenário marcada para amanhã (6). Autoridades e especialistas devem expor diferentes posições sobre o tema para tentar esclarecer pontos e fazer com que a proposta avance.

“Há muitas controvérsias e uma matéria como essa é tão sensível que se não houver acordo costurado por grande parte dos partidos e parlamentares você termina viabilizando uma obstrução e frustrando todos nós numa decisão importante”, avaliou Alves. “Se houver entendimento, podemos votar amanhã à tarde, porque está trancando a pauta da Câmara”, completou.

Edição: Talita Cavalcante

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário