one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Para melhorar o desempenho dos estudantes da rede estadual do Rio de Janeiro de educação no Enem 2013, muitas escolas oferecem aulas e programas especiais para a prova.

Imagem:

Compartilhar:

Impasse na votação do PNE continua no Senado

Criado em 03/12/13 18h53 e atualizado em 03/12/13 19h21
Por Heloisa Cristaldo Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Brasília – O impasse sobre a votação do Plano Nacional de Educação (PNE) continua no Senado. O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) deve apresentar até a próxima sexta-feira (6) um relatório em separado sobre o plano. Em votação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) na última quarta-feira (27), o PNE foi aprovado em reunião que durou pouco mais de dois minutos, sem a presença de parlamentares da base do governo.

A decisão sobre o relatório foi tomada após reunião da bancada do PMDB com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. A expectativa inicial é que o PNE seja votado no próximo dia 11. “Todo o esforço do MEC é terminar a votação este ano. No ano que vem teremos a Conferência Nacional de Educação (Conae) e que ela já tenha como ponto de partida o PNE”, disse o ministro.

Leia também: Apesar de avanços, Brasil ocupa 58° posição em ranking educacional

No entanto, o plano pode não ser aprovado no Congresso Nacional até o fim do ano, pois o texto sofreu mudanças em relação ao que foi aprovado pela Câmara dos Deputados e os parlamentares terão que reexaminar o projeto.

“Foram mais de 100 emendas que o parecer da Comissão de Educação incorporou, em uma parte dessas contribuições, o senador Vital [do Rêgo] pretendia discutir o substitutivo na comissão, está disposto a incorporar e há alguns pontos centrais que não há acordo, nem com o MEC, nem com os relatores da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Assuntos Econômicos, que serão debatidos em plenário”, explicou Mercadante.

Um dos pontos definidos pelo PNE é a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para educação. Segundo o ministro, a questão de financiamento ainda não está assegurada com a destinação de 75% dos royalties do petróleo para a área.  “Não há hoje nenhuma perspectiva, nenhum campo de petróleo a ser licitado em um oriente próximo. Então, não resolve o problema do financiamento [a curto prazo]. O PNE vai ter que ter muito mais discussão no âmbito do Orçamento, estamos muito longe de alcançar os 10% do PIB”, disse.

O PNE estabelece 20 metas para melhorias na educação que devem ser cumpridas nos próximos dez anos. Entre elas, a universalização do ensino fundamental e do ensino médio e a oferta de creches e ensino integral. O plano prevê a participação dos Tribunais de Contas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios no acompanhamento da meta de ampliação do investimento público em educação e estabelece ainda que a autoridade que não gastar no setor o que está previsto no Orçamento poderá responder por crime de responsabilidade.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário