one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


wwww

Imagem:

Compartilhar:

Comissão vai analisar PEC que torna internet direito fundamental

Criado em 17/02/14 18h14 e atualizado em 17/02/14 19h37
Por Luciano Nascimento Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Integrantes da comissão especial vão analisar amanhã (18) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 479/2010 que torna a internet em alta velocidade (banda larga) um direito fundamental. A comissão foi criada para proferir parecer sobre a PEC 479.

Leia mais notícias no Portal EBC

O relator da proposta, deputado Amauri Teixeira (PT-BA), disse que vai submeter o texto a apreciação dos parlamentares. A PEC  acrescenta o Inciso 79  ao  Artigo 5º da Constituição Federal, que passa a ficar com a seguinte redação "é assegurado a todos o acesso à internet em alta velocidade".

"A crescente  percepção  sobre  a  importância  da  internet como  instrumento  de desenvolvimento  econômico  e  social  pode  ser ilustrada pelo  elevado  número  de  países  que  já  adotaram  políticas  públicas  para  a massificação do acesso à banda larga", justificou Teixeira no seu parecer.

Caso seja aprovado na comissão especial, o texto ainda dependerá da aprovação, em dois turnos, pelo Plenário da Câmara antes de seguir para o Senado.

Para o relator, a aprovação da PEC também será  uma oportunidade de debater a revisão da carga tributária  incidente  sobre os serviços de  banda larga, que hoje representa  um terço  do valor pago pelos usuários.  "A banda larga é taxada, em  regra,  em  patamares  da  ordem  de  25%,  mesmo percentual  incidente  sobre  produtos  como  cosméticos  e  outros  bens considerados  supérfluos", argumentou. 

Teixeira também incluiu na proposta o princípio da neutralidade de rede.  A  neutralidade  impede  que as operadoras de banda larga bloqueiem ou  degradem  a  qualidade  do  serviço  prestado,  independentemente  do conteúdo  trafegado,  da  origem  e  destino  da  comunicação e  da  aplicação utilizada pelo internauta. "A ideia da proposta é assegurar que  os  cidadãos  não sofrerão  discriminação  de  qualquer  natureza  no  acesso  à  internet", disse Teixeira.

O tema é um dos pontos que têm dificultado a votação do Marco Civil da Internet. O projeto, que vem trancando a pauta da Câmara,  deve ser votado amanhã no Plenário.

Editor: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário