one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou que uma equipe vai monitorar as redes sociais durante o Enem. O candidato que postar fotos e imagens na internet da prova será eliminado

Imagem:

Compartilhar:

Dilma dá posse a quatro ministros nesta segunda-feira

Criado em 03/02/14 11h22 e atualizado em 03/02/14 12h05
Por Karine Melo Fonte:Agência Brasil

Henrique Paim e Aloizio Mercadante
Henrique Paim assume o Ministério da Educação no lugar de Aloizio Mercadante, que segue para a Casa Civil (Fabio Pozzebom/ Agência Brasil)

Tomam posse hoje (3), às 11h no Palácio do Planalto, os quatro novos ministros que recebem o cargo da presidenta Dilma Rousseff. As nomeações estão publicadas na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União.

Aloizio Mercadante deixa o comando do Ministério da Educação para assumir a Casa Civil, no lugar de Gleisi Hoffmann que deixa a pasta para concorrer ao governo do Paraná. Quem assume a educação é José Henrique Paim, que era o secretário-executivo da pasta desde a gestão de Fernado Haddad.

O novo ministro da Educação é gaúcho formado em economia, com pós-graduação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi subsecretário da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, em 2002 e presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Aloizio Mercadante  também é economista, formado pela Universidade de São Paulo (USP) e nasceu em Santos (SP). Além de coordenar os principais projetos do governo, o novo chefe da Casa Civil está sendo visto como uma espécie de superministro já que também terá a missão de fazer a interlocução entre o Palácio do Planalto e a equipe que deverá coordenar a campanha à reeleição da presidenta Dilma.

Mercadante tem mestrado e doutorado na área econômica e é professor licenciado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade Estadual de Campinas. Foi deputado federal por São Paulo por dois mandatos (entre 1991 e 1995, e entre 1999 e 2003) e senador, entre 2003 e 2010. Em 2010, o petista candidatou-se ao governo de São Paulo e, após a derrota para o tucano Geraldo Alckimin, foi convidado pela presidenta Dilma a assumir o Ministério de Ciência e Tecnologia.

Na Saúde, Arthur Chioro, ex-secretário da Saúde de São Bernardo do Campo, substituirá Alexandre Padilha, que deixa a pasta para concorrer ao governo de São Paulo pelo PT.
Chioro é formado pela Fundação Serra dos Órgãos e especialista em medicina preventiva e social pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Também é mestre e doutor em saúde coletiva e professor da Faculdade de Fisioterapia Unisanta e da Faculdade de Medicina (Unimes). Para assumir o ministério, deixou o cargo de presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo.

Também toma posse hoje o jornalista Thomas Traumann que assume a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República no lugar de Helena Chagas, que ficou no posto por três anos. Traumann foi chefe da assessoria do ex-ministro da Casa Civil, Antônio Palocci, e assessor especial da ministra Helena Chagas até 2012, quando foi nomeado porta-voz da Presidência.

As exonenações de Gleisi Hoffmann, Helena Chagas, Alexandre Padilha, Aloizio Mercadante, Thomas Traumann e José Henrique Paim dos antigos cargos também estão publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário