one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Plenário da Câmara dos Deputados

Imagem:

Compartilhar:

Câmara aprova crédito de R$ 24 bi para BNDES investir em infraestrutura

Criado em 08/04/14 20h25 e atualizado em 08/04/14 23h46
Por Luciano Nascimento Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Ao contrário do que aconteceu nessa segunda-feira (7), quando os deputados terminaram o dia sem votar nada, no segundo dia do esforço concentrado, a Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 628/2013, que concede crédito ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para investir em projetos de infraestrutura. 

Leia mais notícias

Pela proposta aprovada hoje (8), a União fica autorizada a conceder R$ 24 bilhões ao BNDES. Os recursos devem financiar projetos de investimento de longo prazo na área de infraestrutura e em outros segmentos considerados estratégicos para o País.

Os deputados aprovaram ainda emenda do deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) que determina que 35% dos recursos devem ser destinados para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e outra emenda de autoria do deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR) que autoriza a União a participar do capital do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) com 1%, permitindo ainda ao banco atuar como operador de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).

A sessão começou com a obstrução da oposição. PSDB, DEM e PPS obstruíram os trabalhos com o objetivo de forçar a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre a Petrobras. Além destes, o PDT e o PSC também anunciaram obstrução pedindo a votação do Projeto de Lei (PL) 7495/06 que determina o piso nacional dos agentes comunitários de saúde.

“É constrangedor ver aqui tantos partidos e bancadas e a gente não alcançar o quórum”, lamentou o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Após mais de duas horas de sessão, as lideranças partidárias chegaram a um acordo e Alves marcou a votação do projeto sobre o piso para o dia 13 de maio. Com o acordo ficou decidido que os deputados iniciariam nesta terça-feira a votação da MP 628/2013, uma das três MPs que trancam a pauta da Casa.

Os deputados acordaram ainda que a votação da MP 630/13, que estende o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) a todas as licitações da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios será votado amanhã. O relatório da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) ampliou para todas as obras públicas o regime diferenciado de contratações (RDC), originalmente previsto, na medida encaminhada pelo Executivo, para obras em presídios. A oposição disse que votaria contra e que só aceitaria a proposta caso retornasse o texto original do Executivo.

Também será votado amanhã a MP 631/13, que agiliza o repasse de recursos federais para ações de prevenção, recuperação e resposta em áreas de risco de desastres e o projeto com urgência constitucional que tranca a pauta (PL 6809/13).

Também ficou definido que os deputados devem votar na quinta-feira, a proposta que regulamenta a PEC das Domésticas. "Vamos compensar o atraso com a quarta-feira e a quinta-feira, votando a PEC das empregadas domésticas", garantiu Alves.

Editor: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário