one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Câmara aprova PEC sobre servidores de ex-territórios federais

Criado em 23/04/14 21h16 e atualizado em 23/04/14 21h20
Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno - por 357 votos a favor, 1 contra e 2 abstenções - a proposta de emenda à Constituição (PEC 111/11) que permite aos servidores públicos dos ex-territórios federais do Amapá e de Roraima - admitidos entre a transformação em estado, pela Constituição de 1988, e a efetiva instalação, em outubro de 1993 - optarem por fazer parte de quadro em extinção da administração federal. O texto segue para o Senado, onde também será votado em dois turnos.

Leia  mais notícias de Política no Portal EBC

A proposta beneficia servidores públicos e policiais militares (PMs) dos ex-territórios. O texto aprovado diz que os servidores continuarão nos estados e municípios, na condição de cedidos, até o aproveitamento em órgão ou entidade da administração federal direta, autárquica ou fundacional.

No caso dos PMs, o texto garante o direito de promoções aos que continuaram a prestar serviços ao respectivo estado. A PEC determina ainda a transferência à União da responsabilidade pelo pagamento das aposentadorias originadas entre outubro de 1988 e outubro de 1993.

De acordo com a proposta, o governo terá 180 dias, a contar da regulamentação, para promulgar a emenda e redefinir o enquadramento dos servidores nos cargos em que foram originalmente admitidos ou equivalentes. Caso isso não seja feito, o governo terá de pagar os valores retroativos da diferença de remuneração, desde o encerramento do prazo até a publicação do regulamento.

A iniciativa é resguardada pela Emenda Constitucional 19, de 1998, que garantiu o direito de reenquadramento às pessoas que já estavam no funcionalismo público dos ex-territórios em 1988. A PEC aprovada nesta quarta-feira (23) estende o direito aos contratados no período entre a criação e a instalação efetiva do novo estado.

 

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário