one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Levante popular da juventude

Imagem:

Compartilhar:

Levante Popular da Juventude faz acampamento com 3 mil jovens em São Paulo

Criado em 18/04/14 16h54 e atualizado em 18/04/14 17h24
Por Daniel Mello Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Cerca de 3 mil jovens estão reunidos em Cotia, Grande São Paulo, para o 2º Acampamento Nacional do Levante Popular da Juventude. Vindos de 25 estados, eles participaram de plenárias e oficinas durante todo o feriado prolongado. “Tem um processo de partilha de experiências, em um país tão grande como o Brasil, com essa juventude organizada no meio estudantil, nas escolas, nas periferias e no campo”, explica a militante e integrante da Comissão de Comunicação do evento, Laura Wottrich, sobre o espírito do acampamento.

Um dos principais temas que será discutido durante o encontro é articulação para reivindicar um plebiscito que reformule o sistema político brasileiro. “O plebiscito é chave para o levante, porque todas as mudanças estruturais que são pauta do nosso movimento, desde as melhorias no transporte público, acesso à cultura, à democratização dos meios de comunicação e à luta pela memória, verdade e justiça”, diz Laura.

Leia outras notícias sobre política

Nas mais de 100 oficinas que serão ministradas no evento, os jovens compartilharão informações sobre técnicas de organização e divulgação para serem usados nas ações do movimento. “Técnicas que a gente usa diariamente nos nossos atos. A gente faz stencil com palavras, dizeres de luta nos locais em que a gente atua, como nos escrachos. É a bateria que sempre anima os nossos atos”, exemplifica Vítor Polacchini, que também faz parte da Comissão de Comunicação do acampamento.

Vitor vai ministrar uma oficina de bateria. A batucada é, na opinião dele, fundamental para que as manifestações se aproximem do público jovem. “Para a gente fazer um ato de maneira irreverente, não aquele ato nos moldes tradicionais. Mas, atos que cativem a juventude, com essa agitação, essa irreverência que um movimento jovem tem que ter”, diz o rapaz que tem 26 anos e é funcionário público.

A universitária Gabriela Chaves, de 18 anos, organizou uma oficina para mulheres negras. De acordo com ela, as discussões serão principalmente sobre autoestima. “A ideia é que seja um espaço bem íntimo para as mulheres se sentirem a vontade para colocarem suas demandas, seus posicionamentos, não só em relação à vida pessoal, mas em relação à vida política”, explica.

O Teatro do Oprimido será a base da oficina ministrada pela atriz Thaís de Sousa, de 18 anos. A técnica desenvolvida pelo dramaturgo Augusto Boal, que buscava a sensibilização para as injustiças sociais, será aplicada por meio de jogos teatrais. “Nós trouxemos alguns jogos, que além de desinibir as pessoas, vão fazê-las falarem dessas injustiças que a juventude já pauta”, explica Thaís.

Editor: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário