one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Congresso Nacional realiza a primeira votação aberta de vetos presidenciais desde que foi promulgada a PEC do Voto Aberto

Imagem:

Compartilhar:

Pedidos de CPMI da Petrobras são lidos em sessão do Congresso

Criado em 15/04/14 21h42 e atualizado em 15/04/14 21h54
Por Mariana Jungmann Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O Congresso Nacional se reuniu hoje (15), em sessão conjunta da Câmara e do Senado, para a leitura dos requerimentos de instalação de comissões parlamentares mistas de inquérito. Em seguida, foram apresentadas questões de ordem sobre o mesmo assunto que serão respondidas pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), posteriormente.

Leia mais notícias:

Petrobras investirá R$ 45 milhões em projetos esportivos educacionais

"Chegou a eleição, botam a Petrobras na ciranda", critica José Eduardo Dutra

Entre outras coisas, o requerimento oposicionista pede que a Petrobras seja investigada no que se refere à compra da refinaria de Passadena, nos Estados Unidos, e a contratos para a construção de plataformas de petróleo.

Já os governistas apresentaram requerimento semelhante ao da oposição, mas que também pede a investigação de obras de governos estaduais que tenham utilizado recursos federais, como a construção dos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal, onde também há suspeitas de irregularidades.

As questões de ordem foram apresentadas para que cada lado pedisse preferência para a instalação de sua CPMI. Oposicionistas alegaram que o pedido do governo traz fatos desconexos, o que seria inconstitucional e antirregimental. “Defendemos a imediata instalação da CPMI da Petrobras, sem a inconstitucional ampliação pretendida pela maioria governista”, disse o líder do DEM na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE).

Os líderes da base do governo alegaram que é a oposição que quer fazer uma investigação inconstitucional. Para o vice-líder do PT, deputado Afonso Florence (BA), o requerimento oposicionista apresenta fatos desconexos que, “apontados em conjunto, demonstram que o objetivo é fazer uma investigação generalizada e afrontam o devido processo legal e o contraditório”.

Na sessão do Congresso, o presidente Renan Calheiros adotou o mesmo procedimento que já tinha sido usado no Senado, onde também foram apresentados dois requerimentos distintos de criação de CPI da Petrobras. Renan recebeu as questões de ordem e disse que a Mesa Diretora responderá posteriormente a elas.

No Senado, Renan respondeu que as duas CPIs poderiam prosperar e atendiam aos pressupostos constitucionais. No entanto, diante da impossibilidade de instalação de duas comissões para avaliar questões semelhantes, ele considerou que o pedido dos governistas deveria ter prioridade por inclui o fatos ressaltados pela oposição e agregar novos pontos a serem investigados. Ele também recorreu de ofício à Comissão de Constituição e Justiça para que desse parecer sobre o assunto. Logo após a Semana Santa, o relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR) será votado no plenário do Senado.

Como Jucá deu parecer que mantém o entendimento de Renan, oposicionistas e governistas recorreram ao Supremo Tribunal Federal pedindo que a Corte decida qual CPI deverá prosperar. Hoje, Renan Calheiros disse que a decisão da Justiça também deverá valer para os pedidos de CPMI. “Não adianta colocar uma decisão do plenário acima da decisão do Supremo. Como há expectativa sobre a manifestação do STF, não adianta precipitarmos uma decisão do plenário do Senado ou do Congresso”, disse.

A sessão do Congresso estava marcada para votação de vetos presidenciais, mas, com baixo quórum, as votações foram adiadas e a sessão foi encerrada logo após a leitura dos pedidos de CPMI e das questões de ordem.

Editor: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário