one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Comício das Diretas Já em Porto Alegre

Imagem:

Compartilhar:

Votação da emenda pelas eleições diretas completa 30 anos

Criado em 25/04/14 07h04 e atualizado em 25/04/14 10h59
Por Luanda Lima Fonte:Portal EBC

Após quase 20 anos de Ditadura, ganhou força em todo o país um movimento que mostrava a insatisfação da sociedade com o regime vigente e as restrições a sua liberdade. Era a campanha Diretas Já!, iniciada a partir da proposta de emenda constitucional apresentada pelo deputado Dante de Oliveira que garantia aos cidadãos que pudessem participar diretamente das eleições presidenciais, uma vez que, no sistema instituído pelos militares, um colégio eleitoral formado por parlamentares escolhia o Presidente da República.

Saiba mais sobre as Diretas Já! e a votação da Emenda Dante de Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O dia 25 de abril de 1984 marcou a votação da chamada Emenda Dante de Oliveira. Apesar da pressão popular, a proposta foi derrotada na madrugada do dia 26. Para que o texto fosse aprovado, era necessário o voto favorável de dois terços da Câmara, ou 320 deputados. Com 298 votos a favor, 65 contrários, três abstenções e a ausência de 113 deputados na Casa, a emenda foi rejeitada. Para se alcançar a maioria, faltaram 22 votos.

Em 1985, Tancredo Neves foi eleito indiretamente para a Presidência. No entanto, com a morte de Neves antes de sua posse, quem assumiu o posto foi o vice-presidente José Sarney. As eleições diretas só voltariam a ocorrer no país após a promulgação da Constituição de 1988. Sem votar diretamente desde as eleições presidenciais de 1960, os eleitores elegeram, em 1989, Fernando Collor de Mello como Presidente da República.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário