one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Plenário da Câmara dos Deputados

Imagem:

Compartilhar:

Governo pede esforço para destrancar pauta

Criado em 20/05/14 12h35 e atualizado em 20/05/14 12h52
Por Carolina Gonçalves Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

A orientação do Palácio do Planalto, em reunião com a base aliada na Câmara hoje (20) de manhã, é para que os líderes tentem fechar acordo o mais rápido possível para votar as oito medidas provisórias (MPs) que trancam a pauta da Casa. “Vamos trabalhar para votar tudo de hoje para amanhã”, garantiu o líder do PT, Vicentinho (SP).

A lista inclui desde a MP 632, que reajusta os salários de algumas carreiras de servidores do Poder Executivo e prorroga por mais sete meses os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, até a MP 634, que prorroga o prazo para a destinação de recursos aos fundos fiscais de investimentos, altera a legislação tributária federal e promove mudanças em outros temas tributários.

O problema é que, além de ter que equacionar polêmicas como a inclusão da atualização do Imposto de Renda na MP 634, por exemplo, a base governista terá que driblar o tempo, espremido pela sessão do Congresso Nacional marcada para as 19h de hoje.

Leia mais:

Câmara não pode votar nada com pauta trancada por oito MPs

Parlamentares apreciam 14 vetos presidenciais nesta terça

Deputados e senadores vão parar tudo o que estiverem fazendo nas duas Casas para decidir se mantêm ou derrubam os 14 vetos da presidenta Dilma Rousseff a projetos de lei aprovados pelo Legislativo. Entre as matérias com vetos estão a que regulamenta a criação de municípios (PLC 416/08) a partir de critérios de viabilidade financeira e população mínima e o projeto que ficou conhecido como minirreforma política (PL 6.397/13).

Em qualquer dos casos, segundo Vicentinho, se os vetos forem derrubados não “será problema”. O projeto de criação de municípios, que gerou polêmica, acabou sendo refeito para compatibilizar pontos defendidos pela oposição e pelo governo e tornar as regras mais “viáveis”, como defendeu a base aliada.

No projeto sobre regras eleitorais, o governo e os partidos de apoio adotaram uma posição de indiferença sobre o assunto, mesmo que seja o único veto sem acordo e com perspectivas de ser derrubado. “Pode cair, mas não fazemos questão”, disse o líder do PT na Câmara. O fato é que a bancada não considerava a propaganda política em bens particulares, com o uso de placas, faixas, cartazes, bandeiras ou pinturas, um problema das campanhas. “O problema das campanhas eleitorais não é colocar meu cartazinho aqui ou ali”, completou.

Vicentinho lembrou que a posição é do partido, mas disse que durante a reunião de hoje o ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, também sinalizou postura semelhante à do PT em relação ao destino do veto que manteria a permissão do uso desses materiais. “Se cair, não gera crise com o governo”, acrescentou.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário